Paraibana é premiada na quinta edição do Prêmio Grão de Música

Cantora Maria Juliana e outras 14 artistas foram premiados.

Maria Juliana na quinta edição do Prêmio Grão de Música
Paraibana é premiada na quinta edição do Prêmio Grão de Música
Maria Juliana na quinta edição do Prêmio Grão de Música

A cantora paraibana Maria Juliana é uma das ganhadoras da quinta edição do Prêmio Grão de Música. O prêmio busca valorizar os compositores, compositoras e intérpretes, de diferentes gerações, destacando sobretudo a canção brasileira. Além dela, outros 14 artistas de 11 estados diferentes foram premiados.

Os contemplados e contempladas selecionados pela curadoria do Prêmio Grão de Música são escolhidos sempre pelo conjunto da sua obra e trajetória artística. Os artistas premiados recebem uma estatueta em bronze criada por Elifas Andreato e entregue na cerimônia de premiação que acontecerá em São Paulo, agendada este ano para o dia 20 de outubro. A cada edição, os 15 nomes premiados também são reunidos em um disco coletânea produzido pelo PGM, cada um deles participa com o registro de uma música. O CD é distribuído gratuitamente e disponibilizado no site em formato digital.

Anualmente, o Prêmio Grão de Música vem se dedicando a buscar artista da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país. O foco principal desta procura, mas não exclusivo, é o interior do Brasil, na tentativa de “garimpar” e revelar talentos escondidos e fora dos circuitos habituais; os premiados e premiadas no geral são ainda pouco conhecidos pelo grande público. O PGM é idealizado pela cantora e compositora paraibana Socorro Lira, que nas primeiras edições mantinha a realização apenas com recursos próprios. Atualmente, o Prêmio conta com patrocínio da Metanoia – Propósito nos Negócios e Editora Palavra Acesa, além do apoio da Prefeitura de São Paulo.

“O Grão é um espaço dedicado a destacar e revelar obras e trajetórias artísticas relevantes para o país e para a humanidade como um todo; sendo que boa parte não tem divulgação e nem sempre é vista pela crítica especializada, em muitos casos estão ainda fora dos circuitos culturais mais influentes. Penso que o Grão pode ajudar a dar luz a isto e dizer a estes e estas artistas: sua música pode ser para o país inteiro, para o mundo”, compartilha Socorro Lira sobre a iniciativa.

De grão em grão, o Prêmio Grão de Música amplia o olhar para visualizar um mapa o mais real possível da música do país; e se compromete a um significativo garimpo sonoro.

Sobre Maria Juliana

Maria Juliana é professora do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará e atua como solista em diversos programas de música de concerto. “Pétalas Vocais” é o seu disco lançado em 2015, ano que também passa a integrar o casting do espetáculo “Rotas da Escravidão”, concerto dirigido pelo renomado maestro catalão Jordi Savall. Projeto que une música popular e erudita, onde gravou CD, DVD e excursionou pela Europa, América do Norte e Latina. “Les Routes de L’Esclavage” foi indicado ao Grammy de 2018.

Confira a lista dos premiados:

Arraial do Pavulagem (PA)

Caio Padilha (RN)

Carlos Badia (RS)

Carlos Zens (RN)

Celia e Celma (MG)

Chico Aafa (GO)

Clarisse Grova (RJ)

Karynna Spinelli (PE)

Lysia Condé (MG)

Maria Juliana (PB)

Oneide Bastos (AP)

Patricia Polayne (SE)

Sérgio Pererê (MG)

Solange Leal (PI)

Verônica Ferriani (SP)