Orquestra Infantil da Paraíba abre seleção para novos músicos

Inscrição pode ser feita online ou na secretaria do orquestra.

Orquestra Infantil da Paraíba
Orquestra Infantil da Paraíba abre seleção para novos músicos
Orquestra Infantil da Paraíba

A Orquestra Infantil da Paraíba (OIEPB) vai selecionar novos músicos para o período 2018.2. As inscrições abrem dia 16 e vão até dia 25 de julho, por meio do encaminhamento da ficha preenchida junto com a documentação necessária do candidato e seu responsável legal pelo e-mail oiepb2018@gmail.com. Também é possível entregar a ficha e a documentação na secretaria da orquestra, que funciona de segunda à quinta-feira, das 18h às 20h. Não será cobrada taxa de inscrição.

Serão selecionadas crianças e adolescentes de até 15 anos para ingressar na prática de orquestra, por meio de audição. É possível se candidatar para os instrumentos violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, harpa e piano. Os candidatos devem ter habilidade tanto no instrumento quanto na leitura de partitura, salvo exceções de alguns instrumentos que necessitam de crianças com idade superior.

A ficha de inscrição está disponível no site da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. A lista com os candidatos aptos a participar da audição será divulgada a partir do dia 26 de julho e disponibilizada no mural da administração da Orquestra Sinfônica da Paraíba, na rampa 4 do Espaço Cultural, e também nas redes sociais da OIEPB.

Audições

As audições acontecerão nos dias 30 e 31 de julho na Sala da Orquestra Infantil, sempre a partir das 14h. No primeiro dia, a seleção será para os instrumentistas de cordas, e no segundo, sopros, harpa e piano. O processo de seleção se dará em uma etapa. O candidato deverá apresentar a escala/arpejo em tonalidade a ser determinada pela banca, uma peça de livre escolha e uma peça de leitura à primeira vista, que será fornecida pelos professores de apoio.

A banca examinadora será composta pelo maestro da OIEPB, dois professores dos instrumentos de cordas, um professor dos instrumentos de sopro e um professor dos instrumentos de percussão. Para a realização da prova prática não será permitida a permanência dentro do auditório de nenhum outro membro além da banca examinadora, da equipe técnica da OIEPB e do músico.

Os resultados serão publicados no mural da administração da OSPB e nas redes sociais da OIEPB, a partir das 9h do dia 3 de agosto e as atividades serão iniciadas no dia 7 de agosto, respeitando as seguintes datas e horários:

Segundas-feiras: a partir das 17h – Iniciação orquestral;

Terças-feiras: a partir das 18h – Ensaio de naipe (1ºs violinos, 2ºs violinos, violas e violoncelos);

Quartas-feiras: a partir das 18h – Ensaio com a orquestra completa;

Quintas-feiras: a partir das 18h – Ensaio de naipe (sopros, piano e percussão).