Três artistas paraibanos são selecionados para expor na Bienal Naïfs 2018

Além deles, um goiano radicado em João Pessoa também foi selecionado.

Arte de Clóvis Júnior é uma das representantes da Paraíba na Bienal
Arte de Clóvis Júnior é uma das representantes da Paraíba na Bienal

Três artistas paraibanos e um que escolheu João Pessoa como morada foram selecionados para expor na Bienal Naïfs 2018, que começa dia 17 na cidade de Piracicaba, em São Paulo. Clóvis Júnior, Gildo Xavier e Sebá Neto vão ter a companhia do goiano Addisseny, que mora em João Pessoa, na representação paraibana.

Essa vai ser a 14ª edição do evento, considerado o maior da arte naïff no país. Com o título ‘Daquilo que Escapa’, este ano ele reúne bordados, desenhos, esculturas, gravuras, pinturas, vídeos, entre outras técnicas, produzidas por 121 artistas de 21 estados brasileiros, sendo que apenas 11% das obras inscritas foram de artistas nordestinos.

Dos 107 artistas selecionados, quatro vão receber o prêmio ‘Destaque-Aquisição’ e seus trabalhos passam a integrar o Acervo Sesc de Arte Brasileira, cinco são premiados na categoria ‘Incentivo’ e quatro recebem ‘Menções Especiais’

A curadoria da exposição é de Armando Queiroz, Juliana Okuda e Ricardo Resende. As peças simbolizam não apenas a infinidade de relações do homem com a fauna, a flora, com o sagrado e o religioso, mas também o caráter transgressor e insubordinado do artista naïf, sua visão crítica, engajamento e resistência.