Professor da UFPB lança livro sobre transposição do São Francisco

Obra, que já foi lançada na Bienal de São Paulo, trata dos bastidores da obra.

Professor da UFPB lança livro sobre transposição do São FranciscoO professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Francisco Jácome Sarmento lança em João Pessoa nesta sexta-feira (17) o livro ‘Transposição do Rio São Francisco – Os bastidores da maior obra hídrica da América Latina’. O coquetel de lançamento será realizado às 17h30, no hall da Reitoria da UFPB.

Publicada pela editora portuguesa Chiado Books, a obra é narrada em primeira pessoa, da perspectiva de quem coordenou os Estudos de Planejamento de Engenharia de Recursos Hídricos da Transposição nos governos Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Dessa forma, o livro se constitui em um documento histórico testemunhal das diferenças marcantes, percebidas pelo autor, de como o Nordeste brasileiro e suas peculiaridades, geográficas e humanas, foram trabalhadas pelos três presidentes da República.

Para Sarmento, que é doutor em Engenharia Civil, o livro versa sobre os episódios mais relevantes que obstaram ou facilitaram a concretização do projeto até os dias atuais, quando se deu a inauguração do Eixo Leste pelo presidente Temer e, sete dias depois, pelos ex-presidentes Lula e Dilma.

“O livro é uma homenagem aos engenheiros envolvidos com o projeto da Transposição, mas reconheço a impossibilidade de separar a competência técnica da engenharia brasileira da vontade política em realizar essa gigantesca obra. Assim, abordo também a decisiva dedicação de personagens políticos brasileiros que, direta ou indiretamente, tiveram a ver com o empreendimento”, afirma.

O livro, prefaciado pelo jornalista paraibano Rubens Nóbrega, já se encontra disponível em papel e formato de e-book no site da editora e na Livraria Cultura.