Flávio Tavares lança obra ‘Brasil, O Golpe: A ópera do fim do mundo’

Pintura à óleo, segundo o artista, retrata o atual cenário político do Brasil.

Flávio Tavares lança obra 'Brasil, O Golpe: A ópera do fim do mundo'
A obra ‘Brasil, O Golpe: A ópera do fim do mundo’ foi feita pelo artista como protesto político. Foto: Antonio David/Facebook

Homenageado na edição 2018 do Encontro Nacional de Artes Visuais, o artista plástico paraibano Flávio Tavares aproveitou a abertura do evento, na noite desta segunda-feira (27), no Sesc em João Pessoa, para apresentar ao público sua mais nova obra.

A pintura a óleo, intitulada pelo autor como ‘Brasil, O Golpe: A ópera do fim do mundo’, chamou a atenção do público não apenas pelas dimensões – o quadro tem 3 x 1,60 metros – mas pelo tom político ilustrado em cada detalhe da peça.

Flávio Tavares explicou que o propósito da obra foi retratar o cenário político atual do Brasil. O artista é ativista e defende a soltura do ex-presidente Lula (PT) para que dispute a eleições 2018. O quadro, além do presidente Michel Temer (MDB), há figura públicas retratadas pelo artista como a ex-presidente Dilma, o próprio Lula, além da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmén Lúcia, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

“O painel é um grande resumo desse pesadelo que eu chamei ‘A ópera do fim do mundo’ porque a gente tenta decifrar como sair dessa escuridão e não consegue. Não é uma questão só política, é uma questão da vida e da solidariedade humana”, explicou à TV Cabo Branco.

Além da exposição da nova obra, Flávio Tavares também lançou na abertura do Encontro Nacional de Artes Visuais também foi lançado do livro ‘A Linha do Sonho’. A obra que traz compilação das pinturas do artista, tem apresentação de Raul Córdula e Walter Galvão. A obra que traz compilação das pinturas do artista e traz sua mescla do popular, do mitológico e do onírico através das linhas suaves, traços marcantes e personagens intensos, tem apresentação de Raul Córdula e Walter Galvão.

Exposição

A exposição fica aberta até o dia 1º de setembro, no Sesc Cabo Branco, na avenida Cabo Branco. No local será possível ver a exposição de quadros de Tavares feitos com caneta. O técnico de artes visuais do Sesc Cabo Branco, Paulo Aurélio, explicou que a exposição deve ser apresentada em outras sedes do Sesc pelo Brasil. “É uma forma da gente divulgar as artes visuais da Paraíba”, explicou.

O Encontro Nacional de Artes Visuais discute temas relevantes à atuação do Sesc na área, como gestão de acervo, arte-educação, curadoria, arte afro-brasileira, entre outros. A programação contempla palestras, rodas de conversa, workshops, grupos de trabalho e apresentação de cases de diversos regionais. O evento será encerrado na cidade de Campina Grande, com a abertura do Salão de Artes Visuais do Sesc Paraíba na cidade, no dia 1 de setembro, às 19h.

Flávio Tavares

Flávio Tavares é o grande homenageado na edição 2018 do Encontro Nacional de Artes Visuais. Jornalista e membro da Academia Paraibana de Letras (ALP), paraibano nascido em berço artístico, Flávio Tavares vem de uma família que mergulhou nas mais variadas formas de artes: seu avô era um notável fotógrafo, e seu pai era bastante dedicado ao desenho.

Desde jovem, Flávio demonstrou aptidão para as artes visuais, investiu em sua formação e hoje, com mais de 50 anos de carreira, já expôs em vários estados brasileiros e diversos países pelo mundo, como Israel, França, Alemanha, EUA, Índia, Equador e Portugal. O início de sua trajetória artística coincide com o Sesc, uma vez que a instituição foi uma das portas abertas para a divulgação do seu trabalho no começo de sua carreira.

https://www.facebook.com/100012172950096/videos/564528500629577/