Conheça curiosidades sobre a produção do filme ‘Titanic’

Este sábado (1º) faz 33 anos que encontraram os destroços do navio.

Titanic (1998)
Conheça curiosidades sobre a produção do filme 'Titanic'
Titanic (1998)

Dia 1º de setembro de 1985, os destroços do navio mais famoso do mundo eram encontrados no mar do Canadá, o RMS Titanic. O caso ficou bastante conhecido não apenas pela adaptação da história para o cinema de James Cameron, em 1998, mas pelo choque e comoção mundial gerados pelo incidente em 1912. Para lembrar a data, o JORNAL DA PARAÍBA listou algumas curiosidades da gravação e produção do filme Titanic.

1) O filme Titanic, lançado em 1998, tem 3 horas e 14 minutos de duração. Mesmo longo, a edição foi um trabalho para o diretor, já que o primeiro corte bruto tinha 36 horas de duração.

Conheça curiosidades sobre a produção do filme 'Titanic'
A proa enferrujada do Titanic repousa no fundo do Atlântico Norte (Foto: Emory Kristof / National Geographic Creative)

2) Existem cerca de 20 adaptações sobre o naufrágio. Aluma delas são Saved From Titanic (1912), La Hantise (1912), Na Noite e no Gelo (In Nacht und Eis, 1912), Atlantic (1929), Cavalgada (Cavalcade, 1933), Titanic (1943), Náufragos do Titanic (Titanic, 1953), Somente Deus por Testemunha (1956), A Inconquistável Molly (The Unsinkable Molly Brown, 1964), S.O.S Titanic (1979), O Resgate do Titanic (Raise the Titanic, 1980), Titanic (1996) e A Camareira do Titanic (La femme de chambre du Titanic, 1997).

3) Os destroços do navio são protegidos pela Unesco desde abril 2012, 100 anos após o naufrágio. A proteçao foi um pedido de um dos oceanógrafos responsáveis pela descoberta, Robert Ballard.

4) James Cameron foi diretor, roterista, editor, produtor e ainda fez participação especial no longa. Ele que realizou todos os desenhos de Jack, personagem de Leonardo DiCaprio. Inclusive, é a mão dele que aparece na clássica cena em que Jack desenha Rose. Como Cameron é canhoto e Jack destro, as imagens tiveram que ser invertidas na pós-produção. O cineasta ainda aparece na festa em que Jack e Rose dançam, e pode ser visto atrás de Fabrizio (Danny Nucci) na cena em que Murdoch (Ewan Stewart) começa a atirar.

Conheça curiosidades sobre a produção do filme 'Titanic'
Cena do Filme Titanic (1998)

5) Para fazer as cenas do naufrágio, A 20th Century Fox construiu uma replica do navio que tinha quase a mesma escala do original.

6) A única atriz que estava viva quando o Titanic afundou era Gloria Stuart, responsável por viver Rose idosa. A atriz, que faleceu em 2010, sempre demonstrou muito orgulho em trabalhar no filme, que lhe rendeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante. No entanto, ela teria se mostrado insatisfeita por ter sido convidada para interpretar Rose com 101 anos, enquanto que tinha apenas 86 anos.

7) Titanic foi o primeiro filme na história do cinema a ultrapassar a barreira do um bilhão de dólares arrecadados apenas nas bilheterias.

8) O filme é um dos mais premiados da história do cinema. Foi indicado a 14 Oscars, vencendo 11 prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. No Globo de Ouro, foi indicado 8 categorias e levou 4. Também indicado em 10 categorias ao BAFTA.

9) Na descoberta dos destroços, nenhum corpo jamais foi encontrado. Isso ocorreu devido à alta salinidade, da ação de micro-organismos e do tempo decorrido da tragédia.

10) No ano passado, o diretor James Cameron comentou a morte de Jack, vivido por Leonardo DiCaprio em entrevista à Vanity Fair. “A resposta para essa pergunta é muito simples, pois dizia na página 147 que Jack morreria. Foi uma escolha artística, a coisa era apenas grande o suficiente para aguentá-la e não era grande o suficiente para aguentá-lo. Acho muito bobo, de verdade, que as pessoas estejam tendo essa discussão por 20 anos. Mas isso mostra que o filme foi certeiro ao tornar Jack tão fascinante para o público que machuca vê-lo morrer daquela forma. Se ele tivesse sobrevivido, o final não teria sentido nenhum. É um filme sobre morte e separação e ele tinha que morrer. Então, se era da forma que foi, ou com um pedaço do navio caindo sobre ele, ele afundaria de qualquer jeito e morreria. As coisas acontecem no cinema por razões artísticas e não por razões físicas”.