Halloween: confira seis filmes e séries sobre bruxas para entrar no clima

Lista contempla bruxas mais famosas do audiovisual.

O Mundo Sombrio de Sabrina
Halloween: confira seis filmes e séries sobre bruxas para entrar no clima
O Mundo Sombrio de Sabrina

A magia sempre fez parte do imaginário das pessoas e serviu de inspiração para grande filmes. Para entrar no clima do Dia das Bruxas ou Halloween, como é popularmente conhecido, o JORNAL DA PARAÍBA listou seis filmes e séries que trazem bruxas poderosas ou assustadoras em sua trama.

Começando pela franquia que mobilizou toda uma geração, Harry Potter, lançado em 2001, traz Hermione como uma das bruxas mais brilhantes de sua idade. Apesar de não ser a protagonista dos filmes, convenhamos que, sem ela, ‘O Menino que Sobreviveu’ não teria passado do primeiro filme.

Um longa conhecido por suas reiteradas exibições na Sessão da Tarde é Abracadabra, de 1993. Na trama, três bruxas do século XVII, Winnie, Sarah e Mary chegam ao século XX após seus espíritos serem evocados durante o halloween. Para conter elas, três crianças e um gato falante são os únicos que podem atrapalhar os planos das bruxas.

https://www.youtube.com/watch?v=2UUMsInka2s

A Bruxa de Blair é outro clássico do gênero terror. Lançado em 1999, ele foi revolucionário no gênero found footage, que é aquele em que as cenas mostradas na tela representam um “material encontrado”, filmado pelos próprios personagens da produção. A premissa do filme é bem simples: um grupo de estudantes de Milwaukee decide acampar em florestas da região para descobrir os mistérios da região. O que não acaba dando muito certo. O que se destaca na produção é que os atores foram deixados na floresta sozinhos e, ocasionalmente, recebiam mensagens secretas da produção. Os atores até achavam que a Bruxa era real, terminando as gravações extremamente perturbados.

Ainda no gênero do terror, A Bruxa, lançado em 2015, possui um roteiro bastante simples e com poucos personagens, mas que foi capaz de chamar a atenção de Stephen King. O espectador é colocado no convívio de uma pequena família na Nova Inglaterra do século XIV, o filme perturba pelo detalhe em suas imagens, assim como o silêncio e lentidão que antecedem algum acontecimento assustador, como o desaparecimento de um bebê ou um cabrito demoníaco.

Fugindo um pouco do terror, mas se mantendo no lado negro da história, encontramos Elvira, A Rainha das Trevas. O filme foi lançado em 2001 e também fez grande sucesso na Sessão da Tarde. Esbelta como sempre e vestida de negro, Elvira era uma bruxa menos assustadora.

O lançamento mais recente do tema é o seriado O Mundo Sombrio de Sabrina, que estreou na última sexta-feira (26). Remake do seriado dos anos 2000. Esta nova versão traz mais das características dos quadrinhos que deram origem à personagem. Porém, tem uma quebra de expectativa para os fãs da série: Salem, o gato preto de estimação de Sabrina, não fala.

https://www.youtube.com/watch?v=c1N3tpnmy-c&t=7s