Fest Aruanda 2018 começa nesta quinta com foco em filmes que falam de música

Abertura vai contar com o longa ‘Todas as Canções de Amor’. Exibições acontecem no Cinepólis.

Fest Aruanda 2018 começa nesta quinta com foco em filmes que falam de música
Filme ‘Todas as Canções de Amor’ abre o festival (Foto: Divulgação)

Com um foco especial em filmes que falam de música e contando com a estreia de três longas paraibanos na programação, começa nesta quinta-feira (6) a 13ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. O evento vai espalhar cinema por João Pessoa durante uma semana, tendo uma programação gratuita, que além dos filmes, tem também debates e oficinas.

As sessões de exibição do Aruanda acontecem em duas salas do Cinépolis, no Manaíra Shopping. O público precisa chegar um pouco mais cedo para retirar os convites na bilheteria. As oficinas e as homenagens do evento ocorrem em um hotel no Cabo Branco, e as mesas de discussões na Usina Cultural Energisa.

A solenidade de abertura está marcada para as 19h30, no Cinépolis. O festival vai começar com uma homenagem do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro (CPCB) ao jornalista, pesquisador e escritor paraibano Wills Leal que receberá o Troféu Memória Viva do Cinema PB da professora Marília Franco, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Na sequência vai ser exibido o curta-metragem ‘Ary Barroso – Ele Era Assim, da diretora Angela Zoé, que não concorre no festival. Logo depois é a vez do longa-metragem ‘Todas as Canções de Amor’, que também não está na mostra competitiva. Dirigido por Joana Mariani, o longa tem no elenco Bruno Gagliasso, Júlio Andrade, Luiza Mariani e Marina Ruy Barbosa, que estreia nos cinemas. (veja o trailer abaixo)

Também estão na programação do festival o longa ‘Simonal’, cinebiografia de Wilson Simonal, e os documentários ‘Adoniran’ e  ‘Clementina’, sobre os músicos Adoniran Barbosa e Clementina de Jesus, entre outros.

>> A programação completa pode ser conferido no site oficial do Fest Aruanda

O Fest Aruanda começou como uma mostra em 2003, dentro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2005 se tornou um festival e tem registrado crescimento ano a ano. Segundo os organizadores, o festival recebeu em 2018 um número recorde de inscrições de obras interessadas em participar da mostra, com 521 filmes entre curtas de ficção, documentários e filmes de animação inscritos. Ao todo, serão exibidos 21 filmes, sendo 13 ficções e 8 documentários.

“É um momento de coroamento desse processo, desse trabalho de formiguinha, e com uma projeção nacional muito importante, com o festival como referência no cenário brasileiro”, afirmou o produtor executivo do Aruanda, Lúcio Vilar.

Estreia de paraibanos

O Fest Aruanda em 2018 vai ter ser um momento especial para o cinema paraibano, pois nada menos do que três longas-metragens feitos no estado vão estrear no evento: ‘Beiço de Estrada’, de Eliézer Rolim; ‘O seu amor de volta- Mesmo que ele não queira’, de Bertrand Lira; e ‘Ambiente Familiar’, de Torquato Joel. Os três estão na disputa da Mostra Competitiva Sob o Céu Nordestino, junto com ‘Sol Alegria’, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira.

“A gente pode dizer que temos um momento especial, por conta da produção paraibana ter atingido, quantitativamente falando, e também do ponto de vista estético, uma visibilidade maior. Temos seis longas prontos e um engatilhado para 2019”, afirma Lúcio Vilar.

Homenageados

O ator, chargista e humorista Cristovam Tadeu, morto ano passado, vai ser homenageado no dia em que será exibido ‘Beiço de Estrada’, seu último trabalho. (veja o trailer abaixo)

Outros homenageados desta edição são os atores Chico Diaz e Patrícia Pillar, que também é diretora, pelo conjunto da obra. O cineasta Roberto Farias, que morreu este ano, vai receber uma homenagem póstuma. O evento vai ser encerrado com o filme ‘Roberto Carlos a 300 km por hora’, dirigido por ele.

https://www.youtube.com/watch?v=17YirgIdkPk&t=107s