Programação cultural no Centro Histórico de João Pessoa passa a ter oito polos

A programação tem início nesta sexta-feira (7) e segue até o domingo (9).

Vila Sanhauá (Foto: Secom-JP)
Vila Sanhauá (Foto: Secom-JP)
Espetáculo na Vila Sanhauá é uma das novidades da programação comemorativa. Foto: Secom-JP

Para comemorar o primeiro ano do projeto AnimaCentro, que tem como objetivo ocupar os espaços do Centro Histórico de João Pessoa, com uma programação cultural diversificada, o prefeito Luciano Cartaxo (PV), usou sua conta no Twitter para anunciar a criação de mais três polos para eventos. Com isso, moradores da capital e turistas passam a contar com oito opções de locais para lazer e diversão. A programação tem início nesta sexta-feira (7), com o projeto Pôr do Sol, e segue até o domingo (9).

Na Casa da Pólvora, a programação tem início no sábado com a Feira Cria, realizada com Escritores e Empresários do Movimento Literário, das 14h às 18h. A feira segue no domingo, quando divide espaço com o projeto Pólvora Cultural, que terá a apresentação das bandas Flamenhell e Sea of Monsters, a partir das 16h30.

Ainda no sábado, o AnimaCentro apresenta o Sabadinho Bom, na Praça Rio Branco. Como parte da programação de um ano, o projeto traz o show de Fernando Alves, a partir das 12h30. Já no Parque da Lagoa, o colégio Marista Pio X apresenta o seu tradicional Auto de Natal, a partir da 15h.

A partir deste domingo, os pessoenses e turistas poderão se divertir em quatro polos. Além da Casa da pólvora, há opções ainda no Parque da Lagoa, Praça da Independência e o mais novo point Villa Sanhauá. No Polo Sanhauá, a principal novidade, será encenado no domingo o espetáculo infantil “Das Voltas que o Mundo Dá, Uma História Vou Contar”, Grupo Soluar. O espetáculo será realizado na Praça XV de Novembro, a partir das 16h.

No Parque da Lagoa e na Praça da Independência, a programação também é mais voltada para as crianças. às 16h, a Praça da Indepência apresenta o espetáculo ‘Saltimbancos’. Na Lagoa há atividades como brincadeiras infantis e pintura artística, contação de histórias, hora da Palhaçada com Tel Pastel, show de mágica e o espetáculo ‘Espantaram o Espantalho Praça Pedra do Reino’.

AnimaCentro

O projeto AnimaCentro foi lançado no ano passado pelo prefeito Luciano Cartaxo durante evento no Pavilhão do Chá, dentro da política de valorização e incentivo à cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), como forma de ocupar com as artes todos os espaços revitalizados pela atual gestão.

“Em setembro do ano passado, nossa cidade foi incluída na Rede Mundial de Cidades Criativa da Unesco, e desde então, o trabalho de recuperação do Centro Histórico com o objetivo de fazer o pessoense e turista voltar a viver esta região ganhou um significado ainda mais especial quando criamos o programa AnimaCentro, que passou a oferecer uma programação permanente, que movimenta artistas, comércio e toda a região do Centro”, afirmou o prefeito.

Além da movimentação de público, entre pessoenses e turistas, o projeto AnimaCentro contribui ainda com toda a cadeia produtiva da cultura, oferecendo ocupação direta e indireta a centenas de trabalhadores incluindo além dos artistas, técnicos, profissionais de apoio e serviços como estrutura, sonorização e iluminação. Além disso, movimenta também o comércio da região na área da alimentação, os bares e hotéis.

Confira a programação completa:

Sexta-feira (7)

Hotel Globo – Pôr-do-sol 

16h30 – Nathalie de Lima
Sábado (8)
Sabadinho Bom
12h – Fernando Alves – Praça Rio Branco
Parque da Lagoa
15h – Auto de Natal – Praça da Esplanada

Domingo (9)

Parque da Lagoa
14h – Brincadeiras Infantis e Pintura Artística- Praça da Criança
15h- Contação de Histórias – Praça da Criança
15h – Hora da Palhaçada com Tel Pastel – Praça Pedra do Reino
16h – Espantaram o Espantalho Praça Pedra do Reino
16h – Cultura Popular
17h- Show de Mágica – Praça Pedra do Reino
Praça da Independência
16h – Santimbancos
Praça XV de Novembro: (Villa Sanhauá)
16h – Teatro Infantil Soluar – “Das Voltas que o Mundo Dá, Uma História Vou Contar”
Centro Cultural Casa da Pólvora
Feira Cria
16h – Pólvora Cultura com Flamenhell e Sea of Monters