Festival de Arte e Cultura Zabé da Loca em Monteiro homenageia Walkyria Santos

Evento ainda tem Milton Dornelas, Pífano Perfumado e Bacamarteiros.

Festival de Arte e Cultura Zabé da Loca em Monteiro homenageia Walkyria Santos
Shows vão acontecer no Terreiro  Zabé da Loca (foto) e evento também prevê oficinas, leituras e palestras sobre empreendedorismo cultural

Nesta sexta-feira (15) e sábado (16), o município de Monteiro, no Cariri da Paraíba, recebe a décima edição do Festival de Cultura Popular Zabé da Loca. Este ano o evento homenageia a cantora Walkyria Santos.

A abertura do evento acontece na sexta-feira, 15, e conta com a apresentação da homenageada desta edição, Walkyria Santos que recebe César Amaral e Gente Boa, levando o melhor do forró para os monteirenses na Praça João Pessoa.

A programação do sábado tem início pela manhã com o Cultura na Feira, que levará a partir das 8 horas da manhã os cantadores Renê Cavalcante e Xexéu, João de Amélia e Dudé, Laurivan Freitas, assim como a apresentação do irreverente ícone monteirense, Beato Vicente.

Oficinas e leitura

Dentro da programação especialmente preparada para o X Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, ainda estão Oficinas de Pífano, Cantinho da Leitura, Palestras de Empreendedorismo Cultural, em parceria com o Sebrae. Esta programação acontece no Memorial Zabé da Loca, na comunidade da Matarina. Para os interessados em um bom passeio, Rota Cariri Cultural vem mostrar todas as belezas da zona rural monteirense.

Já no período da noite, ainda no Terreiro de Zabé, se apresentam Milton Dornelas, Pífano Perfumado, Mazurca, Bacamarteiros e a Banda Meio Free, além de uma apresentação com os alunos do Projeto Prima.

“Este, assim como nos demais anos, investimos em uma programação bastante diversificada para todos os gostos, claro, levando o melhor da Cultura Popular para os monteirenses e turistas”, conta o prefeito em exercício, Celecileno Alves.

Sobre a homenageada

Nascida e criada em Monteiro, Walkyria é filha de Marinalva Santos e Nelson das Chagas. Desde muito cedo gostava de cantar em casa, no chuveiro e em frente ao espelho, fazendo de microfone escovas de cabelo. O que não imaginava é que em um futuro bem próximo se tornaria uma cantora profissional. Em 1994, aos 16 anos de idade, foi convidada a cantar na Banda Percurso Musical, de Monteiro, onde permaneceu por um ano. Festival de Arte e Cultura Zabé da Loca em Monteiro homenageia Walkyria Santos

Em 1995, aos 17 anos, foi convidada por Jotinha para gravar o primeiro vinil da Banda Magníficos, intitulado “Amor Pra Sempre”. Então começava sua trajetória de sucesso. Em 1996, gravou o segundo CD intitulado “Meu Tesão é Você” e em 1997, veio o terceiro CD intitulado “Me Usa”, este consagrando para sempre a Banda Magníficos e Walkyria Santos no mercado musical, como a voz  magnífica do forró!

Foram seis anos na Magníficos e 7 CDS gravados em que emplacou grandes sucessos. Em 2000, Walkyria decide caminhar com suas próprias pernas e trilhar seu caminho. Foram cinco anos de carreira solo e quatro CDS, onde emplacou sucessos como “Do Mesmo Jeito”, “Abre-te Césamo”, “A Loba”, “Prisioneira” e outros. Em 2006, recebeu o convite do Jotinha para retornar a Magníficos e volta com todo o gás continuando sua carreira já consagrada junto a seus companheiros de estrada, fazendo o que mais ama: cantar.

Logo após o projeto com a banda que a projetou nacionalmente, Walkyria ainda esteve a frente dos vocais da banda Solteirões do Forró, agora, a consagrada voz monteirense sobre aos palcos em carreira solo.