Diretora do maior museu Naif do Brasil participa de festival em Guarabira

Festival Internacional de Arte Naif vai reunir 174 obras de 115 artistas de 13 países.

Diretora do maior museu Naif do Brasil participa de festival em Guarabira
Jacqueline dirige o Mian há mais de 20 anos (Foto: Divulgação)

A museóloga Jacqueline Angelo Finkelstein vai estar em Guarabira participar da segunda edição do Festival Internacional de Arte Naif, que acontecer na cidade a partir de quarta-feira (22). Ela é diretora do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil (Mian), instalado no Rio de Janeiro e reconhecido em todo o mundo pela riqueza do seu acervo, formado por mais de 6 mil obras.

O Fian é uma grande exposição coletiva que vai reunir 174 obras pertencentes a 115 artistas de 13 países, incluindo o Brasil. Jacqueline Finkelstein foi convidada para participar do evento pelo prefeito Zenóbio Toscano.

O prefeito justificou o convite pela importância da museóloga que, há mais de 20 anos, é diretora do Mian e a principal responsável pela divulgação dessa arte no Brasil e em vários países. “Guarabira, hoje, é a única cidade do Nordeste a possuir um museu Naif e vem se consolidando como um dos principais núcleos de divulgação desse segmento das artes plásticas no Brasil”, disse Zenóbio. “Daí a necessidade de estabelecermos importantes parcerias, principalmente com essa profissional que é reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho à frente do Mian”.

Jacqueline aceitou o convite e declarou que já tinha notícia do festival que é realizado em Guarabira. “Já havia escutado inúmeros elogios, no Rio de Janeiro, de pessoas que estiveram participando do Fian, na cidade de Guarabira”, disse a museóloga.

Ela fez uma análise da situação dos museus no Brasil e disse que, num momento em que tantos equipamentos vêm fechando suas portas ou enfrentando dificuldades por falta de verba, Guarabira dá um exemplo ao promover esse evento em prol da Arte Naif. “Hoje, quando quase não há incentivos para as artes, essa iniciativa de Guarabira faz os nossos olhos brilharem de esperança”, declarou.

O Brasil, segundo Jacqueline, é um dos 5 grandes celeiros da Arte Naif mundial. “Esse festival vem no momento certo. Nada mais correto do que se criar um centro dedicado a esses criadores que produzem uma arte que vem a ser a mais autêntica, a que mais representa o povo brasileiro”, disse.

O Festival Internacional de Arte Naif (Fian), será aberto na próxima quarta-feira e ficará com sua exposição até 30 de junho, nas instalações do Centro de Documentação Cel. José Pimental, centro de Guarabira. A abertura será às 19h30 com entrada franca.