Festival Internacional de Arte Naif começa nesta quarta em Guarabira; confira

Evento vai exibir mais de 170 obras, produzidas por 115 artistas de 13 nacionalidades. A exposição é gratuita.

Festival Internacional de Arte Naif começa nesta quarta em Guarabira; confira

A cidade de Guarabira, no Agreste da Paraíba, sedia a partir desta quarta-feira (22), a segunda edição do Festival Internacional de Arte Naif. O evento acontece gratuitamente no Centro de Documentação Coronel João Pimentel e vai exibir mais de 170 obras, produzidas por 115 artistas de 13 nacionalidades. A abertura está marcada para às 19h30h e o festival vai até 30 de junho.

Do Brasil, além de vários artistas participantes, o evento fará homenagens ao pintor baiano Waldomiro de Deus, considerado um dos principais expoentes da Arte Naif brasileira, e também ao paraibano Josenildo Suassuna, que faleceu recentemente, e será representado por familiares.

Além das homenagens, o festival vai contar com a presença da museóloga Jacqueline Angelo Finkelstein. Ela é diretora do Museu Internacional de Arte Naif do Brasil (Mian), instalado no Rio de Janeiro e reconhecido em todo o mundo pela riqueza do seu acervo, formado por mais de 6 mil obras.

O festival será aberto pelo prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, que em 2016 teve a iniciativa de inaugurar um museu de Arte Naif na cidade, restaurando uma velho sobrado que se encontrava em ruínas e que hoje é um dos pontos turísticos mais visitados no município, conhecido como Casarão da Cultura. No local, além de um acervo de obras em Naif, ainda funciona o Museu da Imagem e do Som e valiosas relíquias da cultura popular.

Mostra Paraibana de Arte Naif

Paralelamente ao festival internacional, acontece também em Guarabira a Mostra Paraibana de Arte Naif, realizada pelo Sesc Paraíba. Serão expostas obras de 24 artistas paraibanos, que tem como tema cenas do cotidiano utilizando as cores e traços característico da expressão artística. A abertura acontece na quinta-feira (23), a partir das 17h, na sede do Sesc. Evento segue até o dia 30 de junho.

No primeiro dia da mostra serão divulgados os cinco artistas ganhadores do Prêmio Aquisição, que concede aos premiados a inclusão das obras no acervo do Sesc Paraíba, além de um prêmio em dinheiro. Em seguida ocorre um coquetel e a apresentação do Grupo Folclórico da entidade.