Campina Grande bate recorde de maior quadrilha junina e maior bolo de milho do Brasil 

Campina Grande, que recebeu o título de Maior São João do Brasil, também coleciona recordes em tradições juninas. 

Maior quadrilha junina foi composta por mais de 2 mil dançarinos. Créditos: João Alfredo Motta

Campina Grande bateu mais uma vez o recorde de maior quadrilha junina do Brasil. Nesta quarta-feira (14),  2.142 pessoas participaram do “quadrilhão”, como o evento é conhecido, sendo 42 dançarinos a mais que no ano passado. Nesta edição, foram formados 1.071 pares, que não precisam ser formados necessariamente por um homem e uma mulher. A quadrilha foi embalada ao som de um trio de forró pé-de-serra. 

O dançarino José Cassiano, de 60 anos, participou da avaliação. De acordo com ele, a competição relembrou as tradições juninas que conhece desde a infância. 

“Desde que eu me entendo por gente eu brinco o São João na roça. E aqui, no maior São João do mundo, eu vou vivendo a cultura do meu tempo”, comemorou.

Maior bolo de milho do país também é de Campina Grande

Mais um vez, Campina Grande conquistou o título de maior bolo de milho do Brasil, conferido pelo Ranking Brasil, nesta quarta-feira (14). A equipe de confeiteiros utilizou 500 espigas, 5 mil ovos, 400 litros de leite, 600 latas de leite condensado, 600 de creme de leite e 85 quilos de manteiga. Também foram necessários quatro dias de preparo e cinco horas de montagem. 

O bolo tem validade de até 10 dias, depois de pronto e armazenado. Porém, no São João de Campina Grande, não durou uma tarde. O bolo de 45 metros de extensão e com 653,6 quilos, foi avaliado e servido no Parque do Povo. 

O último recorde da cidade foi estabelecido em 2019, quando o bolo atingiu 35 metros e 513 quilos. A diferença para esta edição é de 10 metros a mais de comprimento e 100 quilos a mais no peso. 

Campina Grande também título de maior São João do Brasil

No ano passado, o São João de Campina Grande recebeu o título de maior festa junina do país, também concedido pelo Instituto Ranking Brasil.

Para o instituto, os números do “Maior São João do Mundo” – como a festa é conhecida – foram impressionantes em 2022, o que a consolidou como a maior do país.

“Nós vimos sempre como o maior São João. Isso é notório, com certeza é indiscutível. Depois de dois anos, infelizmente com a covid e tudo mais, houve toda essa pausa. E a festa retornou. Essa festa se tornou a maior que Campina Grande já fez e juntou números gigantescos, [como] 31 dias de festas e mais de 500 atrações. Campina grande vai entrar pra o Ranking Brasil, oficialmente, como o Maior São João do país”, disse Luciano Cadari, representante do instituto.