Livro conta histórias do Rio São Francisco em quadrinhos e fotos

Jornalistas lançaram campanha de financiamento coletivo para garantir o lançamento.

Livro conta histórias do Rio São Francisco em quadrinhos e fotos
Trabalhadores no ramal da Transposição em foto do livro ‘São Francisco’ (Foto:João Velozo/Divulgação)

Dois jornalistas percorreram durante 15 dias todas as cidades do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco para ouvir histórias do ‘Velho Chico’ e poder recontá-las em um livro-reportagem. A obra ‘São Francisco’ une quadrinhos e fotografia em uma narrativa jornalística que aborda três aspectos: água, seca e obra. Os responsáveis são os jornalistas Gabriela Güllich e João Velozo, que estão fazendo uma campanha de financiamento coletivo para lançar o livro.

Livro conta histórias do Rio São Francisco em quadrinhos e fotos
Arte do livro ‘São Francisco’Arte: Gabriela Güllich)

A dupla saiu de Belém do São Francisco, cruzou todo o estado de Pernambuco, até chegar em Monteiro, no Cariri da Paraíba. No livro, são contados relatos de pescadores, agricultores e moradores da área do Rio São Francisco, além de trazer as informações técnicas da construção.

A iniciativa surgiu através da vontade de unir a narrativa do jornalismo em quadrinhos com o fotojornalismo, além de abordar histórias sobre uma das principais obras do país.

Em sua etapa final, os autores lançaram o financiamento coletivo para conseguir a impressão do livro. O apoio do financiamento coletivo será dividido da seguinte maneira: 60% para impressão do material e envios – todos com frete grátis, 27% para custos de produção e 13% para a plataforma do Catarse.

Os apoiadores podem ganhar, além do livro impresso, uma série de brindes. A campanha começou no dia 1º e fica disponível até o dia 9 de novembro, através do site.