Dois filmes da Paraíba são selecionados para festival internacional de curtas no RJ

Um deles vai disputar na competição nacional durante o evento.

Curta ‘A Ética das Hienas’. Foto: reprodução
Curta ‘A Ética das Hienas’ vai disputar a competição nacional no Rio de Janeiro. Foto: reprodução

O Festival Curta Cinema, que começa no próximo dia 30 de outubro, no Rio de Janeiro, exibirá em sua programação dois filmes paraibanos. Além do já premiado ‘A Ética das Hienas’, do cineasta Rodolpho Barros, que participa da Competição Nacional, a Paraíba estará também representada pelo curta-metragem “Brasil, Cuba” coprodução com o México, dirigido pelo paraibano Bertrand Lira.

O curta ‘A Ética das Hienas’, gravado em João Pessoa e Campina Grande, é estrelado por Marcélia Cartaxo, Fernando Teixeira, Suzy Lopes, Servilio de Holanda, Daniel Porpino e Tavinho Teixeira. O filme conta a história de um conluio em uma causa trabalhista que é descoberto, mas as pessoas resolvem fazer um acordo aos moldes brasileiros.

A Ética das Hienas estreou no 22º Festival de Tiradentes, em janeiro deste ano. Depois desse festival, o curta passou ainda pela Mostra Tiradentes, em São Paulo; e pela 5ª Mostra Pajeú de Cinema, em Pernambuco. Em agosto, o filme vai ser exibido no 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, evento organizado pela Associação Cultural Kinoforum, e no Festival de Cinema de Gramado, onde saiu premiado, ao lado do grande vencedor da noite, ‘Pacarrete’, estrela do Marcélia Cartaxo.

Veja também  ‘A Rainha’: alunos da UEPB criam revista para homenagear a história de Campina Grande

Brasil, Cuba

O filme ‘Brasil, Cuba’, coprodução com o México, dirigido pelo paraibano Bertrand Lira, também está na programação, no programa ‘Em Trânsito’. O filme aborda o olhar do Brasil sobre o estrangeiro a partir das perspectivas dos realizadores.

‘Brasil, Cuba’ será exibido também no 14º Fest Aruanda, que será realizado entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, no Manaíra Shopping, em João Pessoa.

Cena do curta ‘Brasil, Cuba’, dirigido por Bertrand Lira. Foto: reprodução

Festival Curta Cinema

O Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. O Festival Curta Cinema exibe trabalhos finalizados em suportes digitais, com duração máxima de 30 minutos, e tem caráter competitivo e informativo.

A programação do Festival Curta Cinema 2019 será constituída por: Competição Internacional, Competição Nacional, Panoramas Latino-Americano e Carioca e Programas Especiais, com o objetivo principal de promover a exibição, a distribuição e a produção da obra audiovisual de curta-metragem.

O Curta Cinema é um Festival que qualifica os ganhadores do Grande Prêmio da Competição Nacional e Internacional a pleitearem uma indicação ao Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América.

Além da exibição de filmes, o Festival também promove workshops, laboratório de projetos de curta metragem, palestras e debates.