Degustando o Brasil começa com aulas-show e ação em feira livre

Programação gastronômica se estende até domingo em Campina Grande.

Degustando o Brasil (Foto: Quatro Mãos Fotografia)
Degustando o Brasil (Foto: Quatro Mãos Fotografia)
Degustando o Brasil (Foto: Quatro Mãos Fotografia)

Reunindo mais de 20 chefs e cozinheiros renomados de várias partes do país, começa nesta quinta-feira (24) o festival Degustando o Brasil, que mais uma vez acontece em Campina Grande. Até domingo (27), o evento vai contar com ações para os gestores de bares e restaurantes, além de uma atividade na feira livre da cidade.

As aulas-show acontecem das 13h às 21h, no Partage Shopping, no bairro do Catolé. No local, será erguida uma arena com uma cozinha de alto padrão, auditório para cem pessoas e um telão para exibir os detalhes do passo a passo, da finalização e do resultado de cada prato. Ao final das aulas, o público poderá degustar a receita ensinada.

Homenagem a Minas Gerais

Esta é a sexta edição do evento, que aconteceu quatro vezes em Campina Grande e uma em João Pessoa. A cada realização do Degustando o Brasil, a culinária de um estado é escolhida como tema. No histórico, já foram homenageados Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão. Agora será a vez de Minas Gerais, que terá como representantes os chefs Thiago Chiericatti, Flavio Trombino, Ivo Faria e Rodolfo Mayer, profissionais que são referência na comida mineira.

Além dos embaixadores da terra do pão de queijo, fazem parte da programação nomes como Daniel Barbosa, que participou do reality show Masterchef Profissionais, da Band; Fernanda Ribeiro, brasileira dona de dois restaurantes na França; e André Barros, que atualmente é um dos integrantes do programa Mestre do Sabor, da Globo. Entre os talentos locais, está o chef Cumpade João, que é o anfitrião do Degustando o Brasil e recebeu o Prêmio Dólmã como embaixador da gastronomia brasileira em 2018.

Ação na feira

Uma das novidades do festival em Campina Grande será a aula-show dentro da feira central de Campina Grande. Neste sábado (26), a partir das 9h, Cumpade João e convidados vão percorrer as barracas dos feirantes para escolher os ingredientes de uma receita que será preparada ao vivo, em uma arena montada exclusivamente para a ação.

Capacitação para gestores

Outro ponto alto da programação será o Negócios à Mesa, um ciclo de palestras inéditas no estado para os empreendedores que trabalham com food service. A capacitação acontecerá no dia 25 de outubro, das 13h às 18h, no Teatro Facisa. O bate-papo será com o engenheiro financista Dennis Nakamura, que é sócio fundador da Relp! Aceleradora de Restaurantes; o especialista em gestão empresarial Flávio Guersola, professor do Instituto de Negócios da Gastronomia (ING) da Universidade Roberto Miranda (URM), em São Paulo; e Ricardo Oliveira, diretor da agência de conteúdo Dois Cafés.

As inscrições para o Negócios à Mesa são limitadas e já estão abertas no site do Degustando o Brasil. Para os interessados, o investimento é de 160 reais, que poderão ser pagos com cartão de crédito. Após o encerramento, o público presente receberá um certificado de participação.