Mostra Walfredo Rodriguez começa com documentário sobre Jackson do Pandeiro

Também vai ter a exibição do documentário ‘Sob o Céu Nordestino’ com a trilha sendo tocada ao vivo.

Mostra Walfredo Rodriguez começa com documentário sobre Jackson do Pandeiro
Programação principal acontece no Ponto de Cem Réis (Foto: Divulgação)

A segunda edição da Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez começa nesta quinta-feira (14) no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa. O evento destre ano homenageia as atrizes Marcélia Cartaxo, Soia Lira e Zezita Matos. A programção de abertura tem o documentário “Jackson: Na Batida do Pandeiro”, de Marcus Vilar e Cacá Teixeira, que retrata a vida do ‘Rei do Ritmo’. A mostra é realizada pela prefeitura de João Pessoa.

A abertura também vai ter a exibição do documentário ‘Sob o Céu Nordestino’, curta-metragem de Walfredo Rodriguez, o ‘pai’ do cinema paraibano que dá nome à mostra e ao edital da prefeitura que patrocina filmes. A programação tem início às 19h30 no Ponto de Cem Réis e também vai haver uma sessão paralela no Centro Culural de Mangabeira, às 20h30, com o ‘Jackson: Na Batida do Pandeiro’.

Ao todo, serão exibidos 18 filmes, a maioria produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez, e também filmes convidados, como “Sob o Céu Nordestino” e “Pacarrete”, este último de Alan Debertone que conquistou vários prêmios no Festival de Cinema de Gramado, incluindo Melhor Atriz para Marcélia Cartaxo –, e os curtas-metragens do projeto “Cinemando nas Escolas” (realizado pela Funjope) e da Escola de Cinema do Sertão.

“Essa Mostra é extremamente importante para o audiovisual de João Pessoa e da Paraíba, visto que todo esse investimento que a Prefeitura, através da Funjope, está realizando tem tido grandes repercussões, com cerca de 50 filmes produzidos e dentre eles vários premiados. A Mostra tem como objetivo não só exibir para a comunidade local os filmes paraibanos que estão sendo premiados no exterior, mas também oferecer workshops e palestras com grandes nomes que fazem o cinema no Brasil e no exterior, possibilitando uma troca de experiências, visando, sobretudo o mercado de distribuição nacional e internacional”, disse o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity.