Exposição fotográfica mostra vida em quilombos da Paraíba e de Pernambuco

Mostra está em cartaz na Usina Cultural Energisa

Exposição fotográfica mostra vida em quilombos da Paraíba e de Pernambuco
Mostra fica em cartaz até o final de janeiro (Foto: Helder Oliveira)

Uma exposição de fotos que mostra a força e a história de quilombos da Paraíba e Pernambuco está em cartaz na Unisa Cultural Energisa, em João Pessoa, até o final de janeiro. A exposição ‘Kipupa – Caiana: de malungo pra malungo’ é realizada pelo Centro Estadual de Arte (Cearte) e tem fotos de Allan Luna e Helder Oliveira.

Allan Luna e Helder Oliveira registram nas fotos as facetas de dois emblemáticos grupos de população negra, o Quilombo Caiana dos Crioulos, localizado em Alagoa Grande, na Paraíba; e o Quilombo do Catucá, que fica entre Recife e Goiana, em Pernambuco.

Em relação ao título da exposição os fotógrafos explicam: “Malungo é traduzido como ‘companheiro’, ‘amigo’, ‘camarada’ e identifica as pessoas que vieram para estas terras no mesmo navio negreiro. Kipupa é união, associação de pessoas em torno de um objetivo. Kipupa – Caiana: de malungo pra malungo é uma ponte entre dois agrupamentos de resistência negra, de dois estados do Nordeste, e entre os vários malungos dessas duas localidades”.

Exposição fotográfica mostra vida em quilombos da Paraíba e de Pernambuco

“A narrativa visual, que costura as imagens do Kipupa e de Caiana, nos faz refletir sobre a alegria, a autoestima e a força da identidade e ancestralidade da cultura negra, em um constante lutar e resistir. A música, a dança, as relações que se constroem, são aqui registradas por ambos os artistas e em ambos os lugares de memória. Uma verdadeira dança de um povo, cheia de equilíbrio, força, delicadeza e musicalidade, sobre a qual se sustenta um enorme senso de comunidade e pertencimento”, frisa o curador da exposição Thayroni Arruda.

Serviço

Exposição Fotográfica
‘Kupupa – Caiana – De Malungo pra Malungo’
Entrada: Franca
Data: aberta até 31 de janeiro de 2020 (terça a sexta – das 8h às 12h e de 14h às 17h; de quinta, a domingo,  também das 18h às 21h)
Classificação: Livre
Realização: Galeria Quinze Portas – Cearte
Onde: Usina Energisa – Galeria Alexandre Filho – Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá