Volta de 007, super-heroínas e sequências saudosistas: confira lista de filmes que estreiam em 2020

Ano que está começando vai ser muito movimentado nos cinemas.

Volta de 007, super-heroínas e sequências saudosistas: confira lista de filmes que estreiam em 2020
Daniel Craig volta a viver o agente secreto mais famoso do cinema (Foto: Reprodução)

O ano que está começando promete ser muito movimentado nos cinemas. Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns dos filmes que vão estrear nas telonas em 2020. Tem a volta do agente secreto James Bond, filmes de super-heroínas e umas sequências que foram retiradas do fundo do baú.

Abrindo a lista aparece ‘Frozen 2’, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (2). O longa traz de volta Elsa, Ana, Olaf e todos os personagens do mega sucesso de 2013. O longa está em cartaz nos EUA desde novembro de 2019 e tem quebrado recorde atrás de recorde. A história é focada na origem dos poderes de Elsa.

Ainda no campo animação, outras três prometem chamam atenção em 2020. ‘Dois Irmãos: uma jornada fantástica’, que chega em 5 de março; ‘Soul’, que estreia em 25 de junho; ambas da Disney/Pixar, e ‘Minions 2’. As criaturinhas amarelas que curtem gente malvada voltam em julho.

Gênero que tem dominado as bilheterias nos últimos anos, os filmes de super-heróis prometem causar mais uma vez em 2020, isso depois de serem criticados por monstros da sétima arte, como Martin Scorsese e Francis Ford Coppola. Os principais lançamentos do segmento têm uma coisa em comum: são protagonizados por mulheres. Então, na verdade, não são filmes de super-heróis, mas de super-heroínas.

Pelo lado da DC/Warner, temos ‘Aves de Rapina’, que podemos chamar de mais um filme do universo Batman, sem a presença do homem morcego, assim como foi Coringa em 2019. O longa estreia em fevreiro e traz de volta Margot Robbie no papel de Arlequina, que ela já viveu em Esquadrão Suicida, fime que passou longe de ser um sucesso. A parceria DC/Warner também traz ‘Mulher Maravilha 1984’, com Gal gadot voltando a viver a mais poderosa heroína dos quadrinhos, que estreia em 4 de junho.

Pela Marvel, as apostas são na aventura solo da ‘Viúva Negra’, vivida por Scarlett Johansson, que estreia em 30 de abril. E a outra é ‘Os Eternos’, novo supergrupo espacial do estúdio que tem como principal destaque do elenco a atriz Angelina Jolie. A previsão de estreia é 29 de outubro.

Temos outras adaptações fora dos quadrinhos. Dando sequência na transformação das animações em filmes com atores, a Disney traz a versão live action da guerreira ‘Mulan’, que estreia em 26 de março. Uma outra adaptação é Sonic, filme do ouriço mais famoso dos games que ganha as telas em 13 de fevereiro, após ter sido adiado para que produção refizesse o design do personagem.

Ainda falando em adaptações, uma música também vai ser transformada em filme esse ano, mas não é qualquer música não. ‘Eduardo e Mônica’, clássico da Legião Urbana vira longa pelas mãos do diretor René Sampaio, que já adaptou ‘Foreste Caboclo’, outra composição icônica de Renato Russo. Para viver o casal que não era nada parecido, os escolhidos foram Alice Braga e Gabriel Leone. O filme estreia em abril.

Dois outros longas nacionais entram nessa nessa lista: ‘A menina que matou os pais’ e o ‘O menino que matou meus pais’. Não é uma coincidência os nomes parecidos. Os dois longas vão contar um dos crimes que mais chamaram a atenção no Brasil nos últimos ano: o caso Richtoffen. Um filme será a versão de Suzane Richtofen e o outro a de Daniel Cravinhos, então namorado dela. A direção é de Maurício Eça e os dois devem sair juntos em abril.

O ano promete ser também de nostalgia, vai ter um clima de baú sendo revirado. Pois alguns filmes clássicos vão ganhar sequências depois de 20, 30 anos. O mais esperado é ‘Top Gun: Maverick’, que coloca Tom Cruise de volta no papel que o transformou em astro do cinema, 34 anos depois do original. A estreia é em 9 de julho.

Outro retorno é o de Eddie Murphy, em ‘Um Príncipe em Nova York 2’ , continuação do clássico da Sessão da Tarde que estreia em dezembro. Mais uma franquia que ressurge é Caça-Fantasmas. Com o subtítulo ‘Mais Além’, o longa traz de volta o elenco original e tenta apagar o fracasso que foi a refilmagem protagonizada só por mulheres em 2016. A estreia é em 2 de agosto.

O ano tem ainda tem alguns arrasa quarteirões. Um novo filme da franquia Velozes e Furiosos chega em maio. Não percam as contas, esse é nono

O diretor Chistpoher Nolan, responsável por clássicos contemporâneos, como ‘A Origem’ e ‘Interestelar’, lança em 2020 mais um longa que promete muito: ‘Tenet’. O filme é uma mescla de espionagem e ficção científica. A estreia é em julho.

Para finalizar, o agente secreto mais famoso do cinema, James Bond, também reaparece em 2020. Daniel Craig volta ao papel cinco após dizer que preferia cortar os pulso a interpretar o personagem de novo. Curiosamente, o nome do longa parece um recado a Craig: ‘007 -Sem tempo para morrer’. A estreia acontece em abril.

(*Esse texto foi divulgado originalmente na coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)