‘Parasita’ e ‘Democracia em Vertigem’ fazem história; veja 7 curiosidades do Oscar 2020

Lista de indicados, divulgada na segunda-feira (13), tem ‘Coringa’ na liderança.

Longa Parasita foi o grande vencedor. Foto: reprodução
'Parasita' e 'Democracia em Vertigem' fazem história; veja 7 curiosidades do Oscar 2020
‘Democracia em Vertigem’ é o representante do Brasil no Oscar (Foto: Divulgação)

Na semana em que foram anunciados os concorrentes ao Oscar 2020, separamos alguns destaques entre os filmes escolhidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O apanhado de indicações tem alguns filmes que já fazem história só por estarem nele, caso do documentário brasileiro ‘Democracia em Vertigem’, da diretora Petra Costa, e o sul-coreano Parasita. Confira uma lista de sete curiosidades do Oscar 2020.

>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da CBN Paraíba

1- Primeiro filme brasileiro dirigido por uma mulher na disputa

Com o documentário ‘Democracia em Vertigem’, o Brasil volta a ter um filme na disputa após quatro anos. O último tinha sido a animação ‘O Menino e o Mundo’, de Alê Abreu, em 2016. A indicação faz com Petra Costa seja a primeira mulher brasileira a colocar um filme na disputa. Se levar a estatueta, Petra vai ser a primeira diretora latino-americana a alcançar a façanha.

'Parasita' e 'Democracia em Vertigem' fazem história; veja 7 curiosidades do Oscar 2020
Foto: reprodução

2 – Coringa no rastro de Pantera Negra

O líder em indicações do ano é ‘Coringa’, com 11 menções, incluindo três das principais: melhor filme, melhor diretor (Todd Philips), e melhor ator (Joaquin Phoenix). A indicação de ‘Coringa’ é a segunda seguida de um filme baseado em quadrinhos para a categoria principal. O primeiro foi  ‘Pantera Negra’ no ano passado. O curioso é que são duas produções que ‘quebraram’ o modelo clássico desse segmento cinematográfico. A produção da Marvel fez isso pelo lado representativo, sendo o primeiro totalmente estrelado por negros. Já Coringa, mudou o padrão ao fazer um drama focado no vilão, em uma produção de baixo custo para os padrões.

3- Phoenix pode ser o 2º ator a ganhar como Coringa

Se o favoritismo de Joaquin Phoenix for confirmado na categoria de ator, vai ser o segundo Oscar entregue a um ínterprete do Palhaço do Crime. Em 2009, Heath Ledger ganhou o prêmio póstumo de ator coadjuvante pela visceral atuação em ‘Batman, o Cavaleiro das Trevas’. Ledger morreu no ano anterior.

4 – Primeiro longa sul-coreano no Oscar

Com seis indicações, o vencedor da Palma de Ouro de 2019, ‘Parasita’ é o primeiro longa sul-coreano a brigar pelos prêmios da Academia, antes o país só tinha disputado com curtas de animação. O filme de Bong Joon Ho é ainda o 11º estrangeiro a ser indicado na categoria principal.

'Parasita' e 'Democracia em Vertigem' fazem história; veja 7 curiosidades do Oscar 2020
Longa ‘Parasita’ ganhou a Palma de Ouro em 2019 ( Foto: Reprodução)

5- Netflix na liderança

Entre os estúdios, quem lidera em indicações em 2020 é a Netflix. A plataforma de streaming derrubou os estúdios tradicioaais pela primeira vez e conseguiu 24 indicações. Esse número foi puxado principalmente por ‘O irlandês’ e ‘História de um casamento’, que juntos somam 16 indicações.

Os outros filmes da plataforma indicados são ‘Dois Papas’, dirigido por Fernando Meireles, que recebeu três indicações; ‘Klaus’ e ‘Perdi Meu Corpo’, indicados como melhor animação; ‘Democracia em Vertigem’, e ‘Indústria Americana’, que concorrem no prêmio de melhor documentário, e ‘A Vida em Mim’,indicado a melhor documentário em curta-metragem.

'Parasita' e 'Democracia em Vertigem' fazem história; veja 7 curiosidades do Oscar 2020
‘Dois Papas’ recebeu três indicações (Foto: Reprodução)

6- Fernando Meireles de novo fora da briga

‘Dois Papas’, de Fernando Meireles, disputa três categorias, mas o brasileiro ficou de fora disputa da categoria diretor. É a segunda vez que o cineasta tem um filme lembrado pela Academia e também a segunda que não tem o trabalho indivual considerado. A primeira vez foi em 2004, com ‘Cidade de Deus’.

O longa cravou indicações em melhor ator coadjuvante, para Anthony Hopkins, que vive o papa alemão Bento XVI; melhor ator, para Jonathan Pryce, que interpreta o Papa Francisco; e melhor roteiro adaptado, para Anthony McCarten.

7- Casal disputando pela primeira vez

A lista de indicados ao Oscar 2020 trouxe pela primeira um casal de cineastas disputando entre si. A disputa é na categoria melhor filme, entre os cineastas Noah Baumbach e Greta Gerwig, que concorrem ao prêmio com ‘História de Um Casamento’ e ‘Adoráveis Mulheres’, respectivamente.

Confira os trailers dos indicados ao Oscar de Melhor Filme

Ford vs Ferrari

‘O Irlandês’

‘Jojo Rabbit’

‘Coringa’

‘Adoráveis Mulheres’

‘História de um casamento’

‘1917’

‘Era Uma vez em…Hollywood’

‘Parasita’

(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)

(ERRATA: na coluna na CBN foi dito que o ator Leonardo DiCaprio ganhou o Globo de Ouro em 2020. Essa informação está errada. O vencedor da categoria disputada por ele foi Taron Egerton)