Relembre bandas que, ao contrário do ‘Roupa Nova’, já trocaram de nome

Mudança anunciada pelo ‘Roupa Nova’ não passou de uma jogada de marketing.

Roupa Nova em sua formação original | Foto: Divulgação
Relembre bandas que, ao contrário do 'Roupa Nova', já trocaram de nome
Mudança de nome do Roupa Nova foi apenas marketing (Foto: Arquivo)

A semana começou com a notícia de que a banda Roupa Nova, dona de uma das mais duradouras carreiras da música brasileira estava mudando de nome, adotando Roupa Sempre Nova. A repercussão foi enorme, com a maioria dos comentários criticando a mudança. No entanto, menos de 24 horas depois, o grupo anunciou que não tinha mudado nada e não passava de uma jogada de marketing de uma fabricante de amaciante de roupa.

>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da CBN Paraíba

Mas se o Roupa Nova não trocou de nome, outros grupos brasileiros mudaram e não foi por marketing. Alguns trocaram por questões judiciais, outros por uma melhor colocação no mercado musical mesmo. Separamos uma pequena lista de bandas que já tiveram outros nomes. Confira abaixo.

Jota Quest

Algumas pessoas não lembram, mas quando a banda mineira estourou para o sucesso ela atandia por outro nome: J.Quest. O grupo fazia referÊncia ao desenho Jonny Quest, um clássico dos estúdios Hanna-Barbera lançado nos anos 1960. Por conta de uma ameaça de processo da produtora, pela exclusividade do nome, a banda decidiu fazer a mudança. Tem uma tese que diz que a escolha por Jota Quest foi pelo fato da banda ser chamada assim pelo cantor Tim Maia.

É o Tchan

Um dos maiores sucessos da música baiana nos anos 90, o É o Tchan começou como Gera Samba. No entanto, uma ação judicial movida por outro grupo que queria fazer uso do nome fez a trupe de Beto Jamaica e Compadre Washington adotar uma referência ao maior sucesso até então (‘Segura o Tchan’) como nova alcunha da banda.

Natiruts

Hits do reggae brasileiro, as músicas ‘Presente de um Beija-Flor’ e ‘Liberdade pra Dentro da Cabeça’ foram lançados pela banda brasiliense Nativus . No entanto, uma banda de música regional do Sul do país tinham o direito de uso do nome e por isso o grupo se tornou Natiruts.

https://www.youtube.com/watch?v=JkgojzzI7I4

Kid Abelha

Indo um pouco mais para trás, nos anos 1980, o Kid Abelha, uma das bandas de mais sucesso no rock brasileiro, começou como Kid Abelha & os Abóboras Selvagens., mas alguns anos depois decidiu encurtar e adotou o nome que lhe consagrou por anos. O grupo se separou em 2016.

Titãs

Quem também fez uma mudança de nome, mas bem no começo da carreira, foi a banda Titãs, que se chamava Titãs do Iê-Iê. A banda decidiu mudar porque muita gente chamava de Iê-Iê-Iê, o que atrapalhava a divulgação e fazia uma ligação, que o grupo não tinha, com o movimento Jovem Guarda. A mudança foi antes do lançamento do primeiro disco.

(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)