Dua Lipa, Djonga e mais: veja lista de discos lançados em meio à pandemia

Shows pararam, mas os lançamentos musicais continuam acontecendo.

Dua Lipa, Djonga e mais: veja lista de discos lançados em meio à pandemia
Dua Lipa e Djonga estão entre os lançamentos (Foto: Montagem/Divulgação)

Neste período de pandemia, os shows estão parados, mas o mesmo não aconteceu com os lançamentos musicais. Trabalhos importantes foram lançados nos últimos dias, entre eles alguns discos que estavam entre os mais esperados deste ano de 2020. São álbuns de diferentes estilos, para você curtir no aconchego de casa, que é onde você deve ficar por enquanto.

>> Ouça a coluna Cultura Pop no site da CBN João Pessoa 

Começamos a lista com ‘Future Nostalgia’, da cantora Dua Lipa. Um dos nomes mais destacados da nova safra do pop, a britânica tem sido muito elogiada por conta desse novo trabalho. O disco é uma união entre o passado e o futuro da música dançante. Muitos já tratam ‘Future Nostalgia’ como um clássico instantâneo.

Um outro grande lançamento internacional neste período de quarentena foi ‘Gigaton’, novo disco do grupo Pearl Jam. A banda liderado por Eddie Vedder não lançava disco há 7 anos . ‘Gigaton’ traz a pegada grunge lá dos anos 90, mas tem letras bem atualizadas.

Olhando agora para o Brasil, o Rap foi o grande destaque dos últimos dias.. Dois dos nomes mais proeminentes da atual geração apresentaram trabalhos novos. O primeiro deles foi o mineiro Djonga que manteve a tradição e lançou o quarto disco em quatro anos.

O rapper volta com o perfil contestador de sempre  em ‘’Histórias da Minha Área’, disco que também tem um diálogo com o funk e conta com uma série de participações especiais.

O outro rapper que saiu com um trabalho foi o baiano Baco Exu do Blues. Ele cancelou o lançamento do disco ‘Bacanal’, que está já pronto,  e fez um EP em apenas três dias, em casa. As músicas de ‘Não tem bacanal na quarentena’ têm inspiração no momento atual, com referências ao coronavírus, críticas ao presidente Jair Bolsonaro e até uma homenagem ao ator Babu Santana, que está no BBB 20.

E além do Rap, também rolou o lançamento do novo disco da banda pernambucana Academia da Berlinda. O álbum mantém a tradicional estética do grupo, com uma mistura de ritmos latinos e nordestinos,  e tem um nome bem propício para o momento: ‘Descompondo o Silêncio’

(*Esse texto é uma versão da coluna Cultura Pop, da rádio CBN João Pessoa. A coluna vai ao ar todas as quintas-feiras)