Debate sobre Sivuca abre ciclo de discussão na Casa de José Américo

Músico paraibano faria 90 anos nesta terça-feira, se estivesse vivo.

Debate sobre Sivuca abre ciclo de discussão na Casa de José Américo
Foto: divulgação

A Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, inicia nesta terça-feira (26) o ciclo de debates sobre a cultura paraibana. O ‘História Cultural da Paraíba – Diálogos Presentes’ será apresentado no canal oficial da instituição no Youtube, às 9h30, e terá como primeiro tema “Sivuca e o Ano Cultural 2020”, em homenagem ao mestre paraibano que completaria 90 anos caso estivesse vivo.

A obra do multi-instrumentista, maestro e compositor itabaianense que está sendo homenageado pelo Governo da Paraíba neste ano, será discutida pelo regente Carlos Anísio e o músico Adeildo Vieira, com mediação do professor Carmélio Reynaldo.

Ao todo será realizados 16 painéis, às terças e quintas-feiras, a partir das 9h30, que ocorrem até o dia 16 de julho. O ciclo de debates terá carga horária total de 20 horas, com emissão de certificado para quem tiver, pelo menos, 75% de participação. As inscrições podem ser feitas pelo site do governo.

Na quinta-feira (28), o painel “História da Paraíba: lugares de memória e de cultura”, com as professoras Lúcia Guerra e Irene Rodrigues, também mediado por Carmélio Reynaldo.

A segunda semana começa no dia 2 de junho, com um debate entre Ângelo Pessoa e Damião de Lima: “Dimensões materiais e culturais do processo histórico paraibano”. Na quinta (4), o tema será “Estrutura política paraibana na Era Vargas”, com Monique Cittadino e Jivago Correia. No dia 9, “A presença indígena na Paraíba: território, cultura e memória”, com Rita de Cássia Santos e Estevão Palitot. No painel seguinte (dia 11), teremos “A Paraíba e a cultura do Atlântico negro”, a ser debatido por Elio Flores e Danilo Santos. Todos serão mediados pela professora Lúcia Guerra.

A Paraíba e suas artes

No dia 16 de junho, o tema será “A imprensa na Paraíba e o jornalismo cultural”, com a participação dos jornalistas Rubens Nóbrega e André Cananéa. No dia 18 de junho, os músicos Milton Dornellas e Xisto Medeiros debatem “Música popular na Paraíba: a academia e o projeto Quinteto Convida”.

O dia 23 de junho será dedicado ao teatro: “O Teatro visto a partir da UFPB e a experiência do Coletivo de Teatro Alfenim”, com Paulo Vieira e Paula Coelho. No dia 25, será a vez do cinema: “O Cinema Paraibano antes e pós-pandemia”, com Zezita Matos e João de Lima. Todos terão a mediação de Carmélio Reynaldo.

O dia 30 de junho dará início à sexta semana do ciclo de debates, com os painéis “Saberes e fazeres populares: o artesanato paraibano”, por Marielza Targino e Ângelo Rafael; e, no dia 2 de julho, “Saberes e fazeres populares: literatura de cordel e tradição oral”, com Karin Picado e Nelson Barbosa de Araújo – ambos mediados por Lúcia Guerra. No dia 7, “Arte em tempos de pandemia e pesquisa em/sobre artes visuais na Paraíba”, com Chico Pereira, Flávio Tavares e Robson Xavier da Costa, com mediação de Carmélio Reynaldo.

“Literatura: escritores, movimentos e redes de sociabilidade” será o tema do painel do dia 9 de julho, com Linaldo Guedes e Bruno Gaudêncio. No dia 14, “Experiências com educação patrimonial no Estado da Paraíba”, com Janete Rodriguez e Márcia Albuquerque. Por fim, no dia 16, “Preservação do Patrimônio Cultural no Estado da Paraíba – nossa caminhada”, com Ana Paula Brito e Átila Tolentino. Esses painéis terão mediação de Lúcia Guerra.

Inscrições

O ciclo de debates História Cultural da Paraíba – Diálogos Presentes já está com as inscrições abertas. Terá carga horária total de 20 horas, com emissão de certificado para quem tiver, pelo menos, 75% de participação. As inscrições podem ser feitas pelo endereço https://url.gratis/2h7OE. Os painéis acontecerão via Youtube, no canal da Fundação Casa de José Américo (FCJA Oficial).