Pesquisadores da UEPB lançam livro com fotos do Parque Pedra da Boca

Obra apresenta imagens de momentos como Romaria de Fátima, estudantes da rede pública da região e membros da comunidade local.

Foto: Divulgação/UEPB
Pesquisadores da UEPB lançam livro com fotos do Parque Pedra da Boca
Foto: Divulgação/UEPB

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou o livro fotográfico ‘Pedra da Boca: o parque das gigantes’. A obra, lançada pela Editora UEPB, é fruto do programa de extensão ‘Educação Ambiental na Pedra da Boca’, desenvolvido no campus de Araruna e realizado durante dois anos no Parque Estadual Pedra da Boca. O objetivo é fazer com que a obra provoque um olhar sobre a importante unidade de conservação paraibana.

O livro apresenta imagens captadas durante a realização dos projetos de educação ambiental, que alcançou mais de 10 mil pessoas, entre fieis da Romaria de Fátima, estudantes da rede pública da região e membros da comunidade local. A obra também aborda, em uma linguagem acessível, respeitando ao máximo os dados científicos, a relação da comunidade local com a natureza, a riqueza histórica, social, geológica e biológica do lugar.

Pesquisadores da UEPB lançam livro com fotos do Parque Pedra da Boca
Foto: Divulgação/UEPB

Conforme os autores, a expressão ‘Parque das Gigantes’ se remete às ‘pedras gigantes’ que alcançam 180 metros, como é o caso da Pedra da Boca. A imponência das rochas da unidade de conservação tem despertado diversas lendas em seus povos originários, que retratam castelos encantados, pedras gigantes que protegem plantas e animais, além de botijas e espingardas de ouro escondidas entre as pedras gigantes.

Pesquisadores da UEPB lançam livro com fotos do Parque Pedra da Boca
Foto: Divulgação/UEPB

O Parque Estadual Pedra da Boca foi instituído como área de preservação no ano 2000, com o intuito de proteger um conjunto rochoso com geoformas únicas, que têm sido associadas, ao longo do tempo, à feições diversas, recebendo nomes como Pedra da Boca, Pedra da Caveira, Pedra do Coelho, Pedra do Letreiro (pelas pinturas rupestres), entre outras. Não à toa, diversas lendas de castelos, princesas, gigantes, espingardas e botijas de ouro tentam explicar, nas vozes dos nativos, tão magnífica beleza natural.

Além disso, o projeto da UEPB aproximou membros da comunidade local para falar sobre sua visão sobre o lugar. O resultado final foi o livro fotográfico que aborda e apresenta boa parte desses aspectos para sociedade, em uma linguagem acessível, uma vez que a riqueza do parque, quando descrita, se restringe ao ambiente acadêmico. De acordo com professora Alessandra Brandão, que integra o projeto, a obra literária é um tipo de publicação ampla, que se ocupa de vários vários aspectos, se comparada a outras obras mais especializadas sobre a Pedra da Boca, que possuem característica predominantemente acadêmica.

Os exemplares na versão impressa do livro serão doados a escolas públicas de Araruna e outras regiões do Estado. O e-book está sendo organizado e, em breve, será disponibilizado ao público na plataforma da Editora UEPB.