Projetos da PB são finalistas em principal prêmio nacional de Patrimônio Cultural

Ganhadores receberão R$20 mil em reconhecimento às ações culturais promovidas em todo o Brasil.

Foto: Reprodução/Facebook Balaio do Nordeste
Projetos da PB são finalistas em principal prêmio nacional de Patrimônio Cultural
Foto: Reprodução/Facebook – Balaio do Nordeste

Três projetos culturais da Paraíba foram selecionados como finalistas da 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a maior premiação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Pelo menos 121 ações culturais estão na final da premiação, que é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Foram 515 inscrições de projetos culturais, escolhidas pelas comissões estaduais do Iphan. Agora, as iniciativas serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 21 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural.

A premiação acontece em duas grandes categorias. A primeira delas reconhece iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material, premiando ações de preservação de paisagens culturais, e a segunda seleciona iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial, premiando praticas da vida social.

Na Paraíba, as seguintes iniciativas foram selecionadas para a etapa final do Prêmio Rodrigo:

Os doze ganhadores do Prêmio receberão R$20 mil cada, como forma de reconhecimento pelo trabalho prestado. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Iphan ainda não definiu a data de divulgação do resultado final, e os procedimentos para premiação. Outras informações podem ser conferidas no site do Prêmio Rodrigo.