Funesc abre série de painéis para festejar 120 anos de nascimento de Zé Lins

Projeto que irá trabalhar durante todo o ano produções bibliográficas do paraibano.

Foto: arquivo/ABL
Funesc abre série de painéis para festejar 120 anos de nascimento de Zé Lins
Foto: arquivo/ABL

Um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, o paraibano José Lins do Rêgo faria 120 anos este ano. E para marcar a data, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realizará uma série de eventos a partir desta semana. A ação faz parte da programação de ‘Zé Lins – 120 anos’, projeto que irá trabalhar durante todo o ano produções bibliográficas de Zé Lins.

Nesta quarta-feira (27), o evento será aberto com um passeio de drone pelo Museu José Lins do Rego, que fica no Espaço Cultural. Logo após, será transmitido o Painel Funesc, que terá como tema o livro ‘Doidinho’. A partir das 19h30, os debatedores serão os pesquisadores Ângelo Pessoa e Fátima Pessoa, com mediação do jornalista Jãmarrí Nogueira.

Ângelo Emílio Da Silva Pessoa é Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua na área de Teoria e Metodologia da História e Historiografia Brasileira.

O pesquisador desenvolve atividades e investigações referentes às relações entre História e Literatura, tendo publicado sobre isso o artigo “Sociologia da hipocrisia ou breves considerações sobre um centenário romance recifense: A emparedada da rua nova, de Carneiro Vilela”.

Maria de Fátima Pessoa Viana Silva tem graduação em Letras (UFPI) e Direito (IESP), sendo mestra em Letras (UFPB). Foi professora de Língua Portuguesa do Estado da Paraíba e coordenadora acadêmica da Escola da Magistratura (ESMA/PB). Dirigiu o Museu José Lins do Rego entre 1989-1991.

Em sua gestão realizou a VIII Semana Cultural José Lins do Rego, a IX Semana Cultural José Lins do Rego e o Ciclo de Palestras José Lins do Rego. Também celebrou convênio acadêmico com a UFPB para realização de pesquisas no acervo museológico e participou, como pesquisadora, da concepção da obra ‘Ao querido malungo – dedicatórias a José Lins do Rego’.

O Painel Funesc com edições especiais para celebrar os 120 anos do escritor José Lins do Rêgo será mensal. Os debates com pesquisadores da obra do paraibano serão realizados sempre na última quarta-feira de cada mês, a partir das 19h30 e com mediação do jornalista Jãmarrí Nogueira.

Serviço: De Repente na Rede 

Melhores momentos
Mediação: Jãmarrí Nogueira
Exibição: 27/12, às 19h30
Local: TV Funesc no Youtube (/funescpbgov)