Festival #EuFicoEmCasaPB abre inscrições para artistas

Festival #EuFicoEmCasaPB, em comemoração a um ano do evento, vai acontecer entre os dias 18 a 21 de março com transmissão ao vivo e gratuita pela internet.

Festival #EuFicoEmCasaPB abre inscrições para artistas
Chico César participou da programação de 2020 do festival

O festival #EuFicoEmCasaPB vai ganhar uma edição comemorativa de um ano no mês de março. Realizado através do Fundo Municipal de Cultura (FMC), com recursos da Lei Aldir Blanc e do Governo Federal, o Festival #EuFicoEmCasaPB – 1 Ano vai acontecer entre os dias 18 a 21 de março com transmissão ao vivo e gratuita pela internet.

Participarão do evento 16 artistas que serão escolhidos pelo público. O edital para inscrição dos artistas participantes já está disponível no site Artistas da Paraíba. Poderão participar atrações que se apresentaram em 2020 em qualquer uma das quatro edições do festival.

As inscrições para artistas vão até o dia 22 de fevereiro. Após a inscrição, fica aberta a votação popular entre os dias 1º e 8 de março. Cada proposta selecionada receberá premiação de R$ 400. As transmissões acontecerão ao vivo no canal Artistas da Paraíba no YouTube.

Entre março e maio de 2020, o webfestival #EuFicoEmCasaPB agregou bandas, atores, dançantes e escritores para um grande movimento cultural durante o cenário atual de pandemia. A iniciativa foi idealizada pela produtora cultural Dina Faria, que deu o pontapé inicial para que artistas e agentes culturais se unissem pela conscientização da população em se precaver contra o coronavírus, principalmente a partir do distanciamento social.

O festival apareceu como um alerta para a importância de ficar em casa enquanto mantém a classe artística viva, já que com comércios e eventos parados, a categoria, que vive de cachês e ingressos, é uma das grandes afetadas no cenário do Covid-19. Através de “chapéu virtual”, o público pôde fazer doações de dinheiro para os artistas que vivem de suas artes em tempo integral.

Juntando as quatro edições, o #EuFicoEmCasaPB alcançou 290 mil pessoas no Brasil, Espanha, Portugal e Argentina, além de contabilizar mais de 40 mil visualizações no YouTube. Durante as 60h de transmissão, 111 atrações se apresentaram no evento. Em dezembro, o festival #EuFicoEmCasaPB venceu o Prêmio Criativos 2020 de João Pessoa.

Serviço
Festival #EuFicoEmCasaPB – 1 ano
Data: 18 a 21/03/2021
Onde assistir: YouTube Artistas da Paraíba
Ingressos: Gratuito