Funjope divulga lista final de habilitados para receber ‘auxílio emergencial’

São 1.082 artistas contemplados com duas parcelas de R$ 300.

José Marques/Secom-JP
Funjope divulga lista final de habilitados para receber 'auxílio emergencial'
Foto: Gilberto Firmino/Secom-JP

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) concluiu a análise das inscrições para o Programa de Apoio Emergencial de artistas locais e divulgou a lista completa dos beneficiados. O pagamento da primeira de duas parcelas, no valor de R$ 300, deve ser feito a partir desta quarta-feira (28), exclusivamente através de transferência para conta bancária de titularidade dos artistas. O resultado final, que contempla 1.082 inscritos, pode ser conferido no Portal da Transparência.

A gestão informou que houve um bom trabalho de divulgação e que a iniciativa atraiu mais de 1800 pessoas inscritas. E a seleção, a partir desse total, foi feita de maneira que todas as categorias de arte e de cultura tivessem pessoas contempladas.

No último sábado (24), a Funjope anunciou a retificação das datas do cronograma de execução do edital. A mudança ocorreu em razão do grande número de inscritos. Além disso, algumas inscrições tinham pequenas pendências que puderam ser solucionadas neste prazo.

Inicialmente, após a primeira avaliação, 1.272 pessoas estavam elegíveis para receber o valor, mas 549 artistas desse total ainda precisavam realizar algum tipo de ajuste. No fim, fechou-se em 1.082 contemplados com a ajuda financeira.

O edital foi voltado para os artistas que tiveram suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social para enfrentamento da pandemia. Porém, apenas os que moram em João Pessoa há pelo menos dois anos puderam se inscrever. É considerado artista a pessoa física que realiza trabalho individual ou coletivo e comprove a atividade como fonte de renda exclusiva.

Na lista dos beneficiados estão incluídos profissionais das artes cênicas, música, culturas populares, artes visuais, audiovisual, livro, literatura, leitura e bibliotecas. Estão incluídos também trabalhadores da cultura como produtores, diretores, artistas, técnicos e pessoal de apoio a grupos e espetáculos artísticos.

Se houver qualquer dúvida por parte dos selecionados, a equipe da Funjope deve ser consultada de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h, pelo telefone 3218-5502 ou pelo e-mail funjope.auxilio.artistas@gmail.com.