Paraíba em Cartaz discute o cinema em meio à pandemia

Inscrições vão até esta quarta-feira (19).

Paraíba em Cartaz discute o cinema em meio à pandemiaEstão abertas as inscrições para a segunda edição do “Paraíba em Cartaz”, ciclo de debates que busca compartilhar saberes e experiências da produção cinematográfica paraibana e a relação do cinema com a representação das identidades regional e nacional. O evento vai acontecer de forma online e tem como tema “Cinema em tempos de pandemia: reconfigurações, desafios, possibilidades”.

De acordo com a programação, os debates vão acontecer na quinta-feira (20) e na sexta-feira (21), das 10h às 12h e das 19h30 ás 21h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a quarta-feira (19) pelo site do evento.

O Paraíba em Cartaz é uma iniciativa acadêmica, mas aberta a toda a sociedade interessada em discutir a temática.

“A escolha do tema partiu do interesse dos estudantes do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). É fruto de um trabalho colaborativo interdisciplinar e interinstitucional”, afirma a professora Kellyanne Alves, de Cinema Brasileiro da UFCG.

O debate sobre o cinema em tempos de pandemia evolve nomes da produção cinematográfica local e nacional, incluindo atores, diretores, roteiristas e pesquisadores ligados ao tema. “A ideia é analisar as reconfigurações, os desafios e as possibilidades que envolvem a sétima arte no atual contexto de isolamento social”, destaca a professora Marina Magalhães, de Telejornalismo e Laboratório de Telejornalismo da UEPB.

A primeira mesa do evento, “Reconfigurações”, começa às 10h de quinta-feira (20) e vai reunir a jornalista e documentarista Paula Sacchetta (Precisamos falar de Assédio), a atriz e produtora cultural Susy Lopes (Bacurau) e o pesquisador e diretor Fabiano Diniz (Em palcos televisivos), com debate mediado por Marina Magalhães.

Ainda na quinta (20/05), das 19h30 às 21h30, a mesa “Desafios”, coordenada por Diogo Lopes, terá a participação da professora, pesquisadora e cineasta Kalyne Almeida (Aponta pra fé ou todas as músicas da minha vida), do professor, cineasta e roteirista Nathan Cirino (Madame) e do realizador audiovisual e professor Kleyton Canuto.

Na sexta-feira (21), a programação será retomada às 10h, com a mesa “Possibilidades”, mediada por Kellyanne Alves. Entre os convidados estão o cineasta independente e professor Carlos Dowling, o cineasta e produtor de projetos audiovisuais Tiago Neves (Quitéria), além do realizador, montador e finalizador Edson Lemos Akatoy (Estrangeiro). Ainda na sexta-feira, às 19h30, o professor Hipólito Lucena (Festival Comunicurtas) será o palestrante convidado para falar sobre produção audiovisual em mídias alternativas, destacando as principais iniciativas paraibanas nessa linha de produção.

A programação será encerrada pela Premiação CurtaEducom, que vai anunciar os trabalhos premiados do curso de Educomunicação da UFCG. “O Paraíba em Cartaz acolheu nossa iniciativa de mostra virtual de curtas produzidos pelos estudantes de Educomunicação e, assim, nasceu o CurtaEducom, que, em primeira edição, está inserido no evento maior que discute e reflete sobre o cinema na e da Paraíba”, pondera o professor Assis Souza, docente da disciplina Arte-educação da UFCG.

Os ciclos de debates terão lugar via videoconferência na plataforma Google Meet. O link de acesso será enviado por e-mail aos inscritos, que só poderão entrar nas salas virtuais com o e-mail informado no ato da inscrição.