Banda Gatunas ganha prêmio nacional de Melhor Lançamento de MPB

EP “Gata de Rua”, da Gatunas, levou o troféu de Melhor Lançamento de MPB no Prêmio Dynamite de Música Independente 2021.

Foto: Divulgação

Banda Gatunas ganha prêmio nacional de Melhor Lançamento de MPB

A banda paraibana Gatunas ganhou o troféu de Melhor Lançamento de MPB no Prêmio Dynamite de Música Independente 2021. O EP “Gata de Rua”, lançado em 2020, concorreu com outras 19 bandas de todo o país e foi o vencedor do júri popular, recebendo mais de 640 votos. A cerimônia de premiação do Prêmio Dynamite 2021 foi realizada em São Paulo e transmitida pela internet na noite da terça-feira (29). Ouça o EP “Gata de Rua” no fim da reportagem.

>> Veja a lista completa dos vencedores do Prêmio Dynamite de Música Independente 2021

“Gata de rua foi o nosso primeiro trabalho e a gente já está produzindo próximo… Quero agradecer às pessoas que se mobilizaram, votaram e compartilharam. Muito obrigada, galera!”, disse a guitarrista e vocalista da banda, Ruanna Gonçalves, nas redes sociais. 

Além de Ruanna, fazem parte da banda Morgana Morais, no baixo e vocais, e Marcondes Orange, na bateria. “Gata de Rua” foi o primeiro EP da banda e tem letras que falam sobre o empoderamento feminino, com sonoridade que varia do blues ao carimbó. Estes elementos foram destacados pela organização do evento na cerimônia de premiação. 

O Prêmio Dynamite de Música Independente é uma das mais tradicionais premiações da cena independente no Brasil. Realizado desde 2002, teve um hiato de três anos e voltou a acontecer em 2020. O projeto é realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAC – Programa de Ação Cultural, Governo Federal, Lei Aldir Blanc, Amigos da Arte.

Além da banda Gatunas, o Centro Cultural Espaço Mundo, que fica em João Pessoa, foi o outro representante da Paraíba no prêmio. O Espaço Mundo concorreu na categoria Casa de Shows Alternativa, mas quem venceu nesta categoria foi a Morpheus, de São Paulo.