Dois curtas paraibanos são indicados ao 49º Festival de Cinema de Gramado

‘A Fome de Lázaro’ e ‘Animais na Pista’ foram indicados.

Cinemas da Paraíba terão promoções na Semana do Cinema | Foto: Rizemberg Felipe
Dois curtas paraibanos são indicados ao 49º Festival de Cinema de Gramado
Animais na Pista, de Otto Cabral

Dois curta metragens de paraibanos foram selecionados para o 49º Festival de Cinema de Gramado. O evento acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, com transmissão pela TV Educativa RS e pela internet. A lista com os selecionados foi divulgada nesta terça-feira (13).

Os dois curtas paraibanos selecionados foram: A Fome de Lázaro, de Diego Benevides, e Animais na Pista, de Otto Cabral. Eles participam do evento na categoria Curtas Brasileiros, que conta com 14 produções ao todo.

O curta ‘A Fome de Lázaro’ é uma refilmagem do documentário de mesmo nome, feito em 1997 por Torquato Joel. Se passa na comunidade dos Monteiros, localizada na zona rural de Cachoeira dos Índios, alto Sertão da Paraíba.

Já o curta ‘Animais na Pista’ é classificado como uma história de “um acidente de percurso que diz muito a respeito da humanidade”. O ator Thardelly Lima, que participou da produção, comemorou a classificação do curta do Festival de Cinema de Gramado, nas redes sociais.

https://www.instagram.com/p/CRRfrD0HUp8/

Segundo a atriz, roteirista e professora Thaís Cabral, integrante da comissão de seleção da categoria, foram considerados aspectos como qualidade técnica e criativa, bem como narrativas que elaborassem questões sociais presentes na atualidade.

“Olhamos para o fazer cinematográfico, considerando a sua qualidade técnica e criativa, com atenção especial para filmes cujas narrativas elaborassem questões pertinentes às discussões sociais tão presentes nos dias de hoje. A representatividade também foi uma constante entre os filmes inscritos, tanto na frente quanto atrás das câmeras. Nesse sentido, buscamos um equilíbrio, e olhamos com mais atenção para filmes que trouxessem para cena corpos de diferentes cores, gêneros, tamanhos e idades, bem como filmes dirigidos por mulheres. E já que estávamos selecionando obras para a competição de curtas brasileiros, pensamos também numa cartela de filmes que incluísse representantes dos mais diversos estados, ultrapassando as fronteiras do eixo Rio-São Paulo”, disse