Casa da Pólvora é reaberta com programação para o público

Na lista de atrações para o público, estão exposições, música e cultura popular.

Casa da Pólvora é reaberta com programação para o público
O Centro Cultural Casa da Pólvora foi reaberto nesta terça-feira (3) e já apresenta uma programação que marca a retomada gradativa das atividades presenciais em João Pessoa. Na lista de atrações para o público, estão exposições, música e apresentações de cultura popular, além de atividade física.

“Nós estamos fazendo isso a partir da Casa da Pólvora, Hotel Globo, Casarão 34 e Pavilhão do Chá. Nesta terça, reabriremos a Casa da Pólvora com estas atividades e convidamos a cidade de João Pessoa a valorizar a sua história e a sua tradição, ao mesmo tempo em que renovamos essas mesmas tradições”, disse o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

As exposições de artes plásticas ‘Origens’ trazem obras dos artistas plásticos Rodrigues Lima e Guilherme Semmedo, que abordam, sob diferentes visões, imagens da cidade de João Pessoa em períodos diversos. A diretora do Centro Cultural, Ana Maia, produziu uma instalação contando o início da história da cidade.

“Buscamos uma narrativa do Porto do Capim, do mangue, numa correlação com os pescadores daquela área. É uma coisa belíssima com o objetivo de fazer um resgate histórico da fundação da cidade e também uma homenagem ao Porto do Capim, que foi onde começou a história da nossa capital. Tudo isso faz parte de um momento em que o movimento cultural da nossa cidade, que é muito rico, volta a acontecer”, declarou Ana Maia.

A programação musical, dentro do projeto ‘Sol Maior’, terá o músico Chris Maurício. O grupo de Capoeira Brasil, com o Mestre Ligeirinho, e a Escola de Samba Unidos do Roger, representam as culturas populares. Para tornar o entorno do Centro Cultural Casa da Pólvora ainda mais belo, a artista visual Duda Aguiar presenteou a cidade com um painel em grafitte na pracinha.

Também na área externa, haverá um aulão demonstrativo do projeto João Pessoa Vida Saudável, desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação e Cultura (Sedec) e de Saúde (SMS). Todas as atividades fazem parte de um projeto integrado que envolve, além da Funjope, outras secretarias: Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra).