Comunicurtas UEPB 2021 abre inscrições para mostras competitivas

16º Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB 2021, acontece entre os dias 1º e 5 de dezembro.

Estão abertas até o dia 8 de outubro as inscrições para produções audiovisuais interessadas em participar das mostras competitivas do 16º Festival Audiovisual de Campina Grande (Comunicurtas UEPB). De acordo com o edital do festival, publicado na terça-feira (14), o evento vai acontecer entre os dias 1º e 5 de dezembro, em Campina Grande. 

 

 

Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas pela internet, por meio do preenchimento de um formulário eletrônico. Os interessados devem enviar, pelo mesmo formulário, o link do vídeo inscrito, que deve estar disponível em plataformas de vídeo e já com a resolução adequada para exibição.  

 

Este ano, o tema do Comunicurtas é “Inventar a vida, viver a arte”, e vai ter mostras competitivas de curtas-metragens e de longas-metragens. Os filmes podem ser provenientes de qualquer lugar do Brasil e podem ser nas áreas de cinema, jornalismo e publicidade. 

 

No total, são nove mostras competitivas, cujas categorias vão do local ao nacional; incluindo reportagens e performances artísticas. Cada competidor pode inscrever quantos trabalhos quiser, mas o mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma mostra. 

 

Além da exibição das mostras competitivas e não-competitivas, também vão ser realizados debates e oficinas. Todas as atividades do evento são gratuitas e de acesso livre. 

Novidades do Comunicurtas 2021

 

Veja também  Mais de 10 postos de combustíveis são autuados pelo Procon-JP por alta nos preços do GNV

De acordo com Hipólito Lucena, que é coordenador de comunicação da UEPB, este ano o festival vai contar uma novidade, a mostra de videoarte “Território Liberdade”, que faz uma homenagem ao artista Antonio Dias, autor de “Território Liberdade, Faça Você Mesmo”. Antonio nasceu em Campina Grande, em 1944, e durante a vida produziu e morou em diversos países, se consagrando como referência para as artes visuais no Brasil. 

 

A escolha do tema, segundo Hipólito, evoca ao tema de 2020, “Reivindicações”, que faz alusão à pandemia, que por causa do isolamento social e das restrições, a humanidade teve que se reinventar. 

 

“Percebemos que, nesse período, a arte em muito colaborou para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Especialmente o audiovisual, que esteve muito presente na etapa inicial do isolamento. A ideia é uma mescla disso tudo, de que a vida vai se reinventar e que a arte é um caminho para que a vida seja mais bela”, relatou.

 

Hipólito ainda acrescenta que a 16ª edição do Comunicurtas UEPB terá formato híbrido, com algumas atividades presenciais, seguindo as normas de biossegurança, e exibições virtuais.