Filme paraibano “Regresso ou alguma coisa que criamos sobre nós” estreia nesta quinta (21)

Com direção de Maycon Carvalho, o curta-metragem discute a memória coletiva e individual sobre o Sertão paraibano.

Filme paraibano “Regresso ou alguma coisa que criamos sobre nós” estreia nesta quinta (21). Foto: Thaís Peregrino/Divulgação

O filme paraibano “Regresso ou alguma coisa que criamos sobre nós” estreia nesta quinta-feira (21) na 10ª Mostra Acauã do Audiovisual. A exibição acontece a partir das 19h30, no sítio histórico da Fazenda Acauã, zona rural da cidade de Aparecida. Com direção de Maycon Carvalho, o curta-metragem discute a memória coletiva e individual sobre o Sertão paraibano.

Gravado em Sousa, no Sertão do estado, o filme conta sobre o retorno à cidade de Nonato (Walbert Mattos. O personagem se depara com as interferências do presente em suas memórias do passado.

Diante das mudanças arquitetônicas e sociais da cidade, um jovem diretor, interpretado por Maycon Carvalho, decide gravar um documentário sobre a volta de Nonato. Desse modo, as personagens registram o regresso, enquanto debatem filmes e histórias pessoais.

A produção usa um formato híbrido dos gêneros de ficção e documentário, com leves toques do cinema experimental. A estreia faz parte da mostra Sertão na Tela, janela que exibe produções realizadas no Sertão Paraibano, dentro da 10ª Mostra Acauã do Audiovisual.