Dia do Forró: artistas comemoram a data e declaram amor pelo ritmo

Na última quinta-feira, o forró foi declarado patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião | Foto: Arquivo

O Dia Nacional do Forró é comemorado nesta segunda-feira, 13 de dezembro, em homenagem ao aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Esse ano, a data parece ganhar ainda mais visibilidade, visto que na última quinta-feira (9), o forró foi declarado patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Alguns artistas, como Flávio José, Lucy Alves, Waldonys, Luan Estilizado, entre outros, declararam seu amor pelo ritmo nas redes sociais e lembraram a data que, de uma forma ou de outra, faz parte da trajetória de cada um.

Flávio José, sanfoneiro natural da cidade de Monteiro, na Paraíba, publicou uma homenagem nas redes sociais. “Minha vida é andar por este país, Pra ver se um dia descanso feliz, Guardando as recordações, Das terras onde passei, Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei. Viva o eterno rei do baião!”, destacou.

O cantor Waldonys aproveitou o dia para parabenizar o Rei do Baião. “Parabéns Seu Luiz Gonzaga, pelo legado, portudo que o senhor fez pelo nordeste, cantando e falando sobre o amor… O senhor plantou sonhos na cabeça de muitos caboclos sonhadores”, escreveu em uma rede social.

Nas redes sociais, a paraibana Lucy Alves, que começou sua carreira no forró, junto com a família, com o grupo Clã Brasil, lembrou a data e destacou: “Viva nosso patrimônio”. A artista disparou na carreira quando participou do programa The Voice Brasil, cantando e tocando forró.

Petrúcio Amorim, compositor de grandes sucessos de Flávio José e outros forrozeiros, parabenizou os amantes do forró pela data de hoje. “Devo tudo ao forró. Com ele, fiz minha história e se tivesse que voltar mais uma vez a este planeta, faria tudo outra vez”, escrever.

O músico Amazan também fez menção ao dia. Em vídeo, o cantor homenageou o ritmo e disse que irá participar de uma cerimônia no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, para comemorar a data.

Ao som de Luiz Gonzaga, Luan Estilizado gravou um vídeo com a música “Numa sala de reboco” para não deixar a data passar em branco e publicou nas redes sociais.