75 anos de David Bowie: confira músicas mais ouvidas do ‘Camaleão do Rock’ no Brasil

Levantamento aponta músicas mais ouvidas do artista no Brasil, nos últimos dez anos.

Foto: Divulgação

Há 75 anos, em Londres, no Reino Unido, nascia David Bowie, o ‘Camaleão do Rock’. Em cinco décadas de carreira, o cantor e compositor que faleceu em 2016, gravou 26 álbuns e vendeu 136 milhões de cópias. Em homenagem, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) fez um levantamento das músicas mais ouvidas do artista no Brasil, nos últimos dez anos.

Confira a lista:

1 – Under Pressure – Brian May / Bulsara Freddie / David Bowie / John Deacon / Roger Taylor

“Under Pressure”, canção de Bowie em parceria com a banda Queen, formada por Brian May, Freddie Mercury, John Deacon e Roger Taylor, foi o grande destaque do estudo. Nos últimos 10 anos, “Under pressure” foi a música de autoria do artista mais tocada no Brasil e a mais gravada por outros intérpretes até agora.

Foto: Masayoshi Sukita/David Bowie Archive/Divulgação)
Foto: Masayoshi Sukita/David Bowie Archive/Divulgação)

2 – Heroes

“Heroes” foi lançada em 23 de setembro de 1977 e faz parte da “Trilogia de Berlim” de David Bowie. A canção foi inspirada em um beijo entre Tony Visconti e sua então namorada nas proximidades do muro de Berlim que dividia a Alemanha durante a Guerra Fria.

3 – Let’s Dance

A canção é a faixa-título do álbum homônimo de 1983, lançada primeiramente como single. “Let’s Dance” foi um sucesso e entrou para o número cinco das paradas britânicas na semana de lançamento, ficando no primeiro lugar por três semanas.

4 – The man who sold the world

“The man who sold the world” é a faixa-título do terceiro álbum de estúdio do músico britânico David Bowie, lançado em novembro de 1970, nos Estados Unidos, e em abril de 1971 no Reino Unido. A canção chegou a ser regravada por outros artistas, como Lulu, em 1974, e Nirvana, em 1993.

5 – Modern Love

“Modern Love” é a faixa de abertura do décimo quinto álbum de Bowie, Let’s Dance, tendo sido lançada como terceiro single do álbum, em setembro de 1983. A música chegou ao 2º lugar nas paradas no Reino Unido e ao 14º nos Estados Unidos.

6 – This is not America – Lyle David Mays / David Bowie / Pat Metheny

“This is not America” é uma parceria entre David Bowie e a banda de jazz fusion Pat Metheny Group. A faixa é parte da trilha sonora do filme The Falcon and the Snowman.

75 anos de David Bowie
Foto: Masayoshi Sukita/Divulgação

7 – Rebel Rebel

“Rebel Rebel” é uma das faixas do álbum “Diamond Dogs”, do ano de 1974. É considerada a música de David Bowie que mais foi regravada por outros artistas.

A canção já ganhou versões de Bryan Adams, Dead or Alivie, Duran Duran, Joan Jett, dentre outros nomes da música internacional. “Rebel Rebel” tem também uma versão em português, de Seu Jorge, para o filme The Life Aquatic with Steve Zissou.

8 – As the world falls down

“As the world falls down” é uma canção escrita por David Bowie em 1986 para a trilha sonora do filme Labirinto.

9 – Starman

“Starman”, canção de 1972, faz parte do álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars”. O disco conta a história da persona mais famosa de Bowie, o alienígena Ziggy Stardust.

Em 1989, a banda de rock brasileira Nenhum de Nós fez uma versão em português, intitulada “O Astronauta de Mármore”.