Veja quais são as cores que serão tendência em 2022

Ano será bem colorido, com tons que passam mensagens fortes por causa das novas medidas de flexibilização contra Covid-19 que o mundo vem passando.

Pessoas vestindo a cor do ano 2022, Very Peri. Foto: Freepik

As cores possuem um papel fundamental, tanto nas nossas ações quanto nas nossas emoções e, por causa disso, elas têm uma grande influência nas nossas vidas. Às vezes, não percebemos as influências das cores de imediato, mas o nosso subconsciente absorve os mínimos detalhes que são transmitidos nas cores.

Pensando nisso, algumas empresas que são especializadas em cores, ao exemplo da Pantone, escolhe todos os anos uma cor específica para definir um período, como explica Camila Tejo, que é consultora de imagem e especialista em coloração pessoal:

A ideia de eleger uma cor do ano surgiu na virada do milênio, na virada dos anos 90 para os anos 2000, era um momento de muita tensão, por causa das novas tecnologias que vinham surgindo e, principalmente, por causa da internet”, disse a consultora.  

Na ocasião, a Pantone, motivada por esse cenário, escolheu uma cor para o ano, a fim de trazer mais leveza e propor tranquilidade nas relações. A cor escolhida para a virada do milênio foi o azul mais claro. 

A cor escolhida se torna uma forte referência durante todo o ano, para a moda, arte e arquitetura. 

A cor para 2022

Veja quais são as cores que serão tendência em 2022
Cor do ano Foto: Divulgação/Pantone

A cor de 2022 é a Very Peri, segundo a Pantone, ela foi escolhida levando em consideração o momento de pandemia que estamos vivendo e a transição para medidas mais flexíveis após muitos meses de isolamento social.

Camila Tejo Explica que a Very Peri é um violeta com um fundo azulado. É uma mistura de azul e vermelho.

Essa cor fala sobre uma nova visão, para reescrevermos a nossas vidas, ela representa o mix de mensagens que essas cores transmitem, ela tem essa mistura entre a lealdade e a constância dos azuis e a energia e entusiasmo dos vermelhos”, explicou a consultora. 

Outros tons para 2022

A arquiteta e consultora de imagens, Marília Cavalcanti, contou que, para 2022, o que se pode esperar é uma gama muito ampla de cores, mas algumas com certeza tem um maior destaque nas coleções, como por exemplo a yellow butter ou amarelo manteiga.

Mulheres usam roupas nas cores yellow butter (amarelo manteiga) e verde lima
Cores yellow butter (amarelo manteiga) e verde lima são tendência para 2022. Foto: kroshka__nastya/Freepik

As cores para 2022 são todas voltadas para as novas medidas de flexibilização, após a vacinação da população contra Covid-19.

2022 promete ser um ano colorido e acredito que seja a visualização de novas possibilidades devido ao retorno ‘normal’ das atividades”, afirma a arquiteta.

De acordo com Marília, outra cor que está em alta é o verde lima. Além dos tons terrosos.