‘Sendo Realista’: remix de Bixarte pelo D_M_G está na trilha de ‘Lov3’, nova série da Amazon

Série nacional estreou nesta sexta-feira e “Sendo Realista” aparece no segundo episódio. Artistas falam sobre o processo de produção da música.

Uma música de Bixarte remixada pelo duo eletrônico paraibano D_M_G (lê-se Dêemegê) está na trilha sonora de “Lov3”, nova série brasileira que estreou nesta sexta-feira (18) no Amazon Prime Video. A canção “Sendo Realista” saiu originalmente no disco “Faces”, de Bixarte, lançado em 2019, sendo que a versão que foi para a série é a segunda remix feita pelo D_M_G para a mesma música. 

Segundo Rieg Rodig, um dos membros do D_M_G, ao lado de Daniel Jesi, a música que acabou entrando para “Lov3” foi uma versão descartada que estaria no disco “Faces (Remix)”, que Bixarte lançou em 2020.

“Bixarte estava com esse plano de lançar um disco com as músicas remixadas do álbum dela e nos convidou para fazer essa música. Só que a produção dela achou que a versão que fizemos não cabia muito na proposta dela. Deixamos guardado e acabamos lançando, no álbum dela, um remix mais dançante, mais puxado para o reggae, o dub, coisa para festa mesmo. Só que a gente gostou muito da nossa primeira versão e queríamos lançá-la, mas faltava um motivo para este lançamento”, diz Rieg.

As coisas mudaram em 2021, a partir de um convite feito pelo produtor Diego Pessoa, responsável pelo selo e site Hominis Canidae, do Piauí. 

“Inicialmente, a ideia do selo era relançar trabalhos, principalmente da cena independente nordestina, que não estavam ainda nas plataformas de streaming. Fiz assim desde 2020, mas no ano passado comecei a conversar com as bandas para lançar trabalhos inéditos. Como eu gosto muito do D_M_G, perguntei aos meninos se eles tinham algo inédito e eles falaram sobre esse remix”, explica Diego. 

D_M_G
Daniel Jesi e Rieg Rodig formam o D_M_G – Foto: Rafael Passos/Divulgação

A ponte com a Amazon para que a música entrasse na série também foi feita a partir de Diego. Segundo o produtor, toda vez que algo é lançado pelo selo ele encaminha o material para contatos que fez ao longo de mais de uma década de blog.

“Um dia, um destes contatos mandou uma mensagem para mim. Disse que ouviu a música no site e que ela era perfeita para uma série nova que a Amazon estava fazendo. Ele me perguntou se eu conhecia os autores da música e com a afirmativa, a gente negociou com Bixarte e D_M_G, fechou o pacote e o resultado foi este, a canção entrou para a trilha sonora oficial”, conta. 

“Sendo realista, Jesus era do gueto, pobre, preto e comunista”

Bixarte
Bixarte – Foto: Carlos Leandro/Divulgação

“Sendo Realista” é uma canção que fala da reafirmação das pessoas negras, LGBTQI+, da periferia, e também sobre o preconceito sofrido por estas pessoas. 

Bixarte, que nasceu em Santa Rita, na Região Metropolitana e se encaixa e todos estes espaços que ela colocou na letra, relata a emoção de ter o trabalho reconhecido e em um local com capacidade de atingir um público mundial. 

“Eu fiquei extremamente emocionada quando soube que a música ia entrar para a série. É muito gratificante saber que a gente tá no caminho certo e eu acho que este sentimento é também de entender que eu sou, de fato, o sonho dos meus ancestrais”.

Uma música onde eu digo que ‘Jesus era do gueto, pobre, preto e comunista’, uma música que denuncia todas as hipocrisias e as fobias praticadas pelas igrejas, estar em uma série com alcance mundial é o sinal de que estou conseguindo realizar sonhos, não só os meus, mas de uma legião de travestis, pretas, pobres, que foram assassinadas e que não conseguiram realizar os seus sonhos. Ver o nosso trabalho com essa seriedade é importante pra quem é artista independente”, conta.

>> Entrevista: Bixarte conta como começou e fala sobre ser uma travesti negra na arte

“Lov3” teve estreia simultânea em 240 países. Dirigida por Mariana Youssef, Gustavo Bonafé e Felipe Braga, a trama acompanha os gêmeos Sofia (Bella Camero) e Beto (João Oliveira), e Ana (Elen Clarice). Os três têm pouca coisa em comum: são irmãos, moram em São Paulo e se recusam a experimentar amor e sexo da mesma maneira que seus pais.

Ana tem 33 anos e reata com o ex-marido, Artur (Drayson Menezzes), sem, contudo, abrir mão de ficar com quem quiser. Sofia tem 24 anos, acabou de ser demitida do milésimo emprego e precisa dividir o teto com um trisal que não a reconhece como parte da relação. E Beto é um jovem gay que só sente atração por homens héteros que o dispensam, e agora precisa reconquistar sua autoestima. Nesse meio tempo, enquanto tentam conciliar suas vidas amorosas, o trio de irmãos busca o autoconhecimento para alcançar suas melhores versões.

>> Assista ao trailer de “Lov3”

Lov3
Lov3 acompanha a vida de três irmãos em São Paulo – Foto: Amazon Prime Video/Divulgação

O futuro

A repercussão do lançamento de “Sendo Realista (Remix)” e a própria produção musical impactada pela pandemia fez com que o D_M_G repensasse a sua própria forma de fazer e distribuir conteúdo.

“O D_M_G sempre foi um projeto paralelo da gente (o duo é o mesmo por trás da banda Rieg e parte da banda Orijàh, e os membros também têm projetos individuais como Riegulate e Big Jesi), sem muita obrigação de ter que estar lançando coisas e estar no mercado sendo visto o tempo todo. A ideia era ser um duo eletrônico para compor e se apresentar de improviso, na hora, de acordo com o local em que fôssemos nos apresentar”, explica Daniel Jesi, o outro integrante da banda, além de Rieg. 

Em 2018, a banda lançou seu primeiro EP, “H.I.D”, um projeto ambicioso que foi todo produzido em um intervalo de 24 horas, incluindo a composição e gravação das músicas (transmitida em streaming), mixagem, masterização, criação da capa (pelo ilustrador Caetano dos Santos, feita durante a gravação, ao vivo) e publicação nas redes. 

“Com a pandemia, a gente ficou sem a estrutura física onde gravamos o disco, que mesmo sendo um lançamento ainda seguiu a nossa ideia de compor e fazer tudo na hora. Com essa nova mobilização, da gente estar separado e produzindo cada um em sua casa, a gente precisou se reiventar. O remix de Bixarte já saiu neste formato e gostamos muito do resultado. Com esse impulsionamento de Diego, a gente quer ver se produz mais material, sobretudo remix de artistas paraibanos, para lançar em breve”, conta Daniel.

Já Bixarte tem planos mais específicos para 2022. “Agora em março vou lançar um clipe de uma canção chamada ‘Bibi Perigosa’, que segue uma nova linha, mais pop. E em maio também vou lançar o álbum ‘Traviarcado’, com parcerias incríveis. Fora isso, também tenho trabalhado como atriz em projetos audiovisuais. Logo logo deve sair um curta paraibano em que atuei”, completa a cantora.

VEJA TAMBÉM: entrevista de Bixarte no ‘Negritudes: ontem e hoje’