Paraíba inaugura memorial em homenagem ao artista Abelardo da Hora nesta quinta-feira (31)

Acervo conta com quase 200 peças e será exposto em João Pessoa. Evento de abertura está previsto para 16h.

Obra de Abelardo da Hora na Estação Cabo Branco (Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo)
O Espaço Cultural José Lins do Rego, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) recebe, a partir desta quinta-feira (31), o Memorial Abelardo da Hora, em homenagem ao artista plástico. O evento de abertura acontece às 16h. O ambiente expositivo conta com projeto luminotécnico e com um acervo de quase 200 peças.
No material a ser exposto estão inclusas esculturas em bronze e cimento, cerâmicas, tapeçarias e pinturas. Diante da inauguração, a Funesc divulgou que realizará, ainda, atividades educativas sobre a vida e obra do artista.
O Memorial tem uma entrada principal, duas áreas de exposições, um espaço com uma fachada de vidro e a outra fachada de tela. No espaço 2 há uma estrutura de ‘steel frame’, com placas cimentícias dispostas de forma que dê ao espaço uma sensação de movimento. Existe, ainda, uma sala de acervo e uma sala de conservação e restauração.
Abelardo da Hora é um artista pernambucano que deixou um acervo com quase 300 peças, entre esculturas e telas. Nasceu em 1924 na cidade de São Lourenço da Mata. É o fundador do Movimento de Cultura Popular (MCP), que abrange, além das artes plásticas, música, dança e teatro. Foi casado com a paraibana Margarida Lucena da Hora, de Guarabira, com quem teve sete filhos.