Cultura
9 de abril de 2022
09:16

Grupo de teatro paraibano comemora 15 anos com espetáculo no RJ

‘Ser Tão Teatro’ surgiu na UFPB, em 2007, e já viajou por todos os estados do país.

Matéria por Bruna Couto

Ser Tão Teatro. O trocadilho que remete a ‘sertão’, região nordestina, dá nome a um grupo originalmente paraibano, que há 15 anos viaja pelo Brasil com espetáculos teatrais.

O grupo surgiu em 2007, como fruto de um projeto do Departamento de Teatro da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob liderança da professora Christina Streva. Na época, podiam participar do grupo alunos da UFPB, ex-alunos e pessoas da comunidade geral que quisessem contribuir de alguma forma com a produção, como assistentes técnicos e de direção.

A primeira peça apresentada foi ‘Vereda da Salvação’ escrita por Jorge Andrade no começo dos anos de 1960. Cerca de 16 pessoas, entre atores e trabalhadores da área técnica, participaram da produção.

Com o dinheiro arrecadado, o elenco decidiu ampliar o projeto: comprou equipamentos, como mesa de som e refletor. Foi quando perceberam que o show tinha que continuar, em outras cidades e espaços. 

A partir daí, levaram várias obras para cidades do Brasil inteiro – já se apresentaram em todas as capitais e em várias cidades do interior. 

Em um dos momentos mais marcantes de sua história, a companhia se apresentou em cidades ribeirinhas, às margens do Rio São Francisco, no Nordeste do país. Foi virada de chave para entender o processo por trás da produção artística.

Em Canudos, na Bahia, não tinha teatro. A gente se apresentou em frente à igreja local, e teve uma comoção gigante! Foi quando decidimos montar o espetáculo. Então primeiro criamos uma afinidade entre si e aprendemos sobre o processo burocrático, o caminho para criar arte em grupo”, diz.
Rafa Guedes, ator e integrante do grupo

O grupo que surgiu com cerca de 16 pessoas chegou a ter 22 integrantes. Hoje, apenas 5 artistas, em sua maioria paraibanos, fazem o show continuar, com ajuda de patrocinadores e incentivadores, públicos e privados, através de editais e iniciativas como a Lei Aldir Blanc.

Ao longo dos 15 anos de carreira, o grupo Ser Tão Teatro coleciona vários prêmios: Prêmio FUNARTE – Roda SerTão/MA e PI; Prêmio de Melhor Espetáculo – Guaramiranga (CE); Festival Aldeia SESC – Prêmio de Melhor Espetáculo e Melhor Direção; Melhor Espetáculo e Melhor Direção (PB).

 SerTão Teatro Foto: Mostra de Teatro de Grupo/Divulgação 

Para entrar nos personagens, eles já passaram por experiências de imersão. Moraram um mês em uma cidade do interior da Paraíba, sem eletricidade, para montar o espetáculo.

Em outra ocasião, moraram dois meses em Natal, no Rio Grande do Norte, com todos os atores reunidos para imergir na história retratada no espetáculo “Claus”. 

Em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, também moraram juntos: 22 pessoas em uma casa, planejando cada passo e sonhando em ir ainda mais longe.

Hoje, cinco atores, entre eles, Thardelly Lima, que interpreta Odaílson na novela Quanto Mais Vida Melhor, da TV Globo, estão na expectativa para a estreia do mais novo espetáculo do grupo, “Alegria de Náufragos”. 

Desde as nossas primeiras apresentações pelas cidades às margens do Rio São Francisco, todo mundo ficou emocionado. Passamos em dez cidades, da nascente, em Penedo, até o fim, em Minas Gerais. A partir daí a gente não parou de conquistar editais. A gente entendeu a dimensão de tudo”.
Thardelly Lima, ator e integrante do grupo
 Espetáculo Alegria de Naúfragos. Foto: Eunilo Rocha  

‘Alegria de Náufragos’

Para marcar os 15 anos de fundação, a companhia chega ao Rio de Janeiro para uma temporada em cartaz com “Alegria de Náufragos”, uma adaptação do texto “Uma história enfadonha”, de Anton Tchekov.

A obra conta a história de um professor que passa a vida se dedicando ao ofício, e em certo momento da vida se pergunta se o sacrifício valeu a pena. 

 

O personagem passa a vida inteira se dedicando só ao ofício, e chega um momento da vida em que ele pensa ‘me dediquei tanto, será que estou feliz?’. Então isso faz com que a plateia também faça essa reflexão”, diz.
Thardelly Lima, ator e integrante do grupo

O elenco conta que, apesar de ser um humor, característico aos trabalhos da companhia, a obra também faz o público refletir sobre a própria vida.

“Vamos fazer as pessoas refletirem sobre o mundo digital, onde seguidores dizem muito mais sobre o trabalho artístico, onde celebridades têm mais importância que cientistas… São coisas que vão pontuando com dose de humor, acidez, situações constrangedoras dos próprios atores. A gente traz a diversão característica do grupo com reflexões importantes”, explica.

O espetáculo é dirigido por César Ferrario e Giordano Castro, e conta com os atores Cely Lima, Rafa Guedes e Thardelly Lima, no elenco. A expectativa é que, através da “Alegria de Náufragos”, a rede de comunicação do grupo teatral paraibano seja ainda mais ampliada para cidades do sudeste do país, como o Rio de Janeiro.

“A ideia dessa temporada é tentar ampliar a rede de comunicação, mostrar que o grupo está ativo, e comemorar os 15 anos, no Rio de Janeiro. Estamos voltando com muita saudade dos palcos e acreditamos que esse é um momento de ‘sair da caixa’, se reinventar”, conclui Rafa.

O espetáculo terá como palco o Teatro Ipanema, de 9 de abril a 1º de maio, com sessões às 19h e 20h. Os ingressos são vendidos pela internet.