Débora Ferraz lança livro nesta sexta-feira (15), em João Pessoa

‘Ogivas’ marca o retorno de Débora Ferraz aos contos.

Débora Ferraz, paraibana autora de ‘Ogivas’, ‘‘Enquanto Deus Não Está Olhando’ e ‘Os Anjos’. Foto: Divulgação/Bruno Vinelli

A escritora paraibana Débora Ferraz lança livro de contos ‘Ogivas’ nesta sexta-feira (15), às 16h,  na Vila do Porto, em João Pessoa. O título reúne  dezessete contos e marca o retorno da escritora ao gênero. O volume físico pode ser comprado online, no site oficial da editora do livro.

‘Ogivas’, reúne 17 contos e é fruto de um sonho, revela a autora. Para ela, o título é também um livro político, trata-se de “um convite ao nosso desconforto em sociedade. Um livro violento sobre violência”, explica Débora. Além disso, há uma ambiguidade no nome do livro, já que ele faz referência ao mesmo tempo a um conceito da arquitetura e a um termo bélico.

Apesar de ter começado a escrever abordando outros gêneros, foi com o conto que a paraibana lançou o primeiro livro. Ela estreou na literatura com ‘Os Anjos’ quando tinha apenas 16 anos. Mais tarde, com o romance ‘Enquanto Deus Não Está Olhando’, publicado em 2014, a autora venceu o Prêmio Sesc e o Prêmio São Paulo de Literatura. 

Amadurecimento

Débora revela que, após publicar ‘Os Anjos’, passou os anos seguintes tentando recolher o livro das prateleiras. Isso porque a autora se arrependeu dos primeiros textos. Débora que explica: “o conto é mais desafiador que o romance em vários aspectos. Exige mais argúcia, mais clareza e coragem: coisa que a gente só adquire com alguma maturidade literária.” Agora, com o retorno ao conto, Débora explica que se sente mais madura na escrita.

Ainda assim, em ‘Ogivas’, a paraibana explica que há uma afinidade com o gênero romance, quando se trata de uma unidade temática. No novo livro, a autora explica que os assuntos permeiam assuntos como “trabalhadores explorados, lições equivocadas sobre estupro, balas perdidas e até aulas de ballet”. Mas tudo isso obedecendo uma relação em conflitos que se cruzam e estão relacionados ao título do livro.