Museu Histórico de Campina Grande reabre com nova exposição nesta quarta-feira (18)

Exposição “Os Afetos da Rainha” ficará aberta ao público a partir da quinta (19), das 8h às 14h.

Museu Histórico de Campina Grande | Foto: Divulgação/ Prefeitura Municipal de Campina Grande

Volta a funcionar nesta quarta-feira (18) o Museu Histórico de Campina Grande, localizado no Centro da cidade. A reabertura acontece no Dia do Museu, e conta com a exposição “Os Afetos da Rainha”, que ficará aberta ao público a partir da quinta (19), das 8h às 14h.

O MHCG volta às atividades com uma nova visão museológica, promovendo inclusão, acessibilidade, lazer, cultura, sensorialidade aos visitantes. Segundo a prefeitura, o local deve receber o público também nos sábados, das 8h às 12h.

Além de celebrarmos a Semana dos Museus, nós também estamos devolvendo aos campinenses aquilo que é deles, antes da abertura oficial d’O Maior São João do Mundo, período em que os turistas que ao virem à Rainha da Borborema, também poderão conhecer mais da nossa história”, disse Giseli Sampaio, secretária de Cultura.

E exposição “Os Afetos da Rainha” deve ficar no museu durante dois anos. As obras contam a história da cidade, da Paraíba e do país, através de uma metáfora entre A Rainha da Borborema, A Villa Nova da Rainha e Dona Maria I, de Portugal, antes a Pia, depois conhecida como a Louca.

Segundo Angelo Rafael, gerente dos museus de Campina Grande, a exposição foi concebida com teor crítico, e os monitores foram treinados para receber e conduzir os visitantes.

O Museu Histórico de Campina Grande foi inaugurado em 1814, e tem mais de 200 peças catalogadas que permitem uma imersão no contexto regional.