Curta animado paraibano fala da pausa no São João durante a pandemia

Animação é uma homenagem ao São João da Paraíba e traz nomes da cultura do estado como inspiração para os personagens.

Curta animado ‘Era uma noite de São João’ Foto: Reprodução TV Cabo Branco

O curta “Era uma noite de São João” é um projeto de animação 2D colorida, inspirado no São joão de Santa Luzia, na Paraíba. A equipe composta em sua maioria por paraibanos trabalha desde dezembro de 2020 para apresentar, em meio a uma narrativa pandêmica, lembranças da festividade junina. O filme traz figuras da cultura paraibana para a história.

A ideia do projeto surgiu em meio a pandemia, em 2020, quando as festas juninas foram canceladas. O curta apresenta a história de Dona Dorinha, uma viúva idosa que, cumprindo sua quarentena no interior do Sertão, relembra da janela do seu sobradinho a sua história de vida através das festas juninas da cidade ao longo dos anos.

Além de se passar em Santa Luzia, a animação conta com grandes nomes da cultura paraibana como inspiração para os personagens “As pessoas podem esperar muitas surpresas e muita identificação. Já que tivemos a ideia de usar personalidades da nossa cultura para inspirar os personagens do filme. Portanto, temos de Sivuca a Zezita Mattos, de Marinês a Jessier Quirino e muitos outros”, comenta Bruna Velden, diretora do curta.

Curta animado paraibano fala da pausa no São João durante a pandemia
Foto: Reprodução TV Cabo Branco

A diretora, roteirista e produtora, Bruna Velden, sempre foi apaixonada pela festa e comemora os festejos juninos em Santa Luzia quando consegue “quando a festa foi cancelada e eu soube dos meus amigos de lá o vazio que foi o feriado, a ideia do roteiro veio na mente na mesma hora. Submeti o projeto em outubro de 2020 e, desde dezembro do mesmo ano, estamos trabalhando no projeto”, relata.

A animação em 2D tem cerca de 10 minutos e contou com uma equipe de 13 pessoas por trás do projeto, que trabalharam por 1 ano e meio de forma remota na construção do filme. A equipe é formada por profissionais de vários estados, como Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Bahia, mas em sua maioria é composta por paraibanos.

A previsão para estreia do curta animado é agora no mês de julho de 2022, com duas sessões. Uma das exibições será em Santa Luzia, cidade que ambienta a história e a outra exibição será no Teatro Santa Catarina em Cabedelo, onde se encontra maior parte da equipe do projeto. “Ainda estamos planejando a distribuição, mas o objetivo é colocá-lo nos festivais de cinema locais e em festivais de animação do circuito nacional e fora também”, conta Bruna Velden.