icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

A beleza da noite escura

TVs Cabo Branco e Paraíba encerram Inscrições para o concurso 'Paraíba dos Seus Olhos' nesta quinta-feira (1).

Publicado em 31/10/2012 às 6:00


Em todas as artes visuais, as sensações provocadas pela escuridão foram vastamente insinuadas. Nas plásticas, os mistérios do breu podem ser apreciados com deslumbramento na técnica do chiaroescuro, mais tarde levada ao extremo com o chamado Tenebrismo.

No cinema, cenários noturnos e sombrios foram utilizados com finura nos films noirs. Os iniciados na tentativa artística de representar ou capturar o escuro sabem que a tarefa não é simples.

É necessária certa destreza para administrar as nuances da ausência de luz e é justamente essa habilidade que está sendo procurada na edição 2012 do concurso fotográfico Paraíba dos Seus Olhos, cujas inscrições terminam amanhã, sob o tema 'Noite'.

Promovida pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, a competição lança o desafio para profissionais, amadores e também pessoas que adoram fotografar com o celular tudo o que veem pela frente.

Os interessados podem conferir o regulamento e preencher a ficha de inscrição no site do concurso

“Sabemos que fotografar a noite requer algumas noções técnicas e uma sensibilidade que não são conquistadas facilmente, mas nosso foco é justamente identificar talentos, encontrar trabalhos que surpreendam”, afirmou o coordenador de marketing das TVs Cabo Branco e Paraíba, Luciano Barros. Ele fez questão de ressaltar ainda que não é necessário ter um excelente equipamento para provar sua desenvoltura no concurso.

“Uma pessoa que consegue encontrar uma solução interessante para fazer uma foto noturna apesar das limitações de um aparelho celular, por exemplo, merece reconhecimento e tem espaço na nossa competição”, declarou.

Os participantes têm que comprovar residência na Paraíba e podem submeter até duas fotografias em uma das categorias (Profissional, Amador ou Celular). Nas duas primeiras categorias, as imagens devem ter o formato A4, 2.480 x 3.508 pixels, com no mínimo 300 dpis de resolução. Outra exigência é que as fotos sejam inéditas e não contenham qualquer tipo de montagem.

Além de ganhar um certificado, todos os 25 classificados – doze na categoria Amador, doze na Profissional e um na Celular – têm a oportunidade de exibir sua obra vencedora em uma exposição que será montada no hall do Cinespaço, no Mag Shopping, de 14 a 18 de novembro. Os vitoriosos recebem ainda premiação em dinheiro, que varia de R$200 a R$1.500.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp