CULTURA
Acervo e mostra
Inventário bibliográfico escrito por Francisco de Assis Vilar e Nadígila da Silva Camilo, reconhece acervo doado à FCJA.
Publicado em 05/09/2012 às 6:00
Francisco de Assis Vilar e Nadígila da Silva Camilo citam Aristóteles para ilustrar a importância do acervo de José Pedro Nicodemos, incorporado à Fundação Casa de José Américo (FCJA) em 2008: "O homem é um animal político".
Contemporâneo de transformações urbanas de João Pessoa e de figuras como Juarez Batista e do próprio José Américo, Nicodemos é lembrado hoje, às 18h, na FCJA, em João Pessoa, no lançamento de seu inventário bibliográfico e de uma exposição.
Escrito por Vilar e Nadíglia, o inventário bibliográfico reconhece o acervo doado à instituição pela família de Nicodemos, fazendo uma análise técnica de seu conteúdo e atuando como ferramenta imprescindível para os pesquisadores que desejam consultá-lo atualmente na biblioteca da FCJA.
A exposição reúne imagens sacras, peças em prata, bronze, louça e mobiliários de diversos estilos doados pelos antiquários de Juliana Freire e Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque.
O lançamento do livro e a mostra são abertos ao público. O acervo pode ser consultado nos horários de visitação da FCJA.
Comentários