CULTURA
Adeus à viola
Aos 91 anos, cantor sertanejo Tinoco sofreu duas paradas respiratórias e morreu, nesta quinta-feira (3) em São Paulo.
Publicado em 05/05/2012 às 6:30
Mais uma voz da autêntica música sertaneja se calou na madrugada de ontem. Aos 91 anos, José Perez, mais conhecido como Tinoco, morreu na Mooca, Zona Leste de São Paulo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o cantor deu entrada no hospital na noite da quinta-feira com insuficiência respiratória.
Ele não resistiu à segunda parada respiratória que sofreu. O enterro aconteceu ontem, às 17h, no Cemitério da Vila Alpina, também na Zona Leste paulista.
Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Em 1935, junto com seu irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira de raiz.
Em números, foram quase mil gravações ao longo de sua discografia, sendo vendidas mais de 150 milhões de cópias dos 83 discos lançados. Foram cerca de 40 mil apresentações pelo país, sendo Tinoco o artista sertanejo que permaneceu por mais tempo na ativa, com 62 anos de estrada.
A parceria chegou ao fim no dia 13 de agosto de 1994, com a morte de Tonico, aos 77 anos. Entre os sucessos da dupla estão "O menino da porteira", "Tristeza de jeca", "Chico mineiro" e "Moreninha linda".
Comentários