CULTURA
Bairros recebem adaptações da Paixão
Centro de onde convergem as várias montagens é o Ponto de Cem Réis, palco para a aguardada estreia da Paixão, Segundo Antônio Conselheiro.
Publicado em 17/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24
De hoje até o domingo, os bairros de João Pessoa vão se transformar em teatros a céu aberto para receber as versões da Paixão de Cristo sob a ótica de diferentes autores, diretores e grupos teatrais da capital.
O centro de onde convergem as várias montagens é o Ponto de Cem Réis, palco para a aguardada estreia da Paixão, Segundo Antônio Conselheiro. O espetáculo da Cia. Paraibana de Comédia cumpre temporada até o domingo com duas sessões diárias, às 19h e às 21h.
Dirigida por Roberto Cartaxo com texto de Fernando Teixeira, a Paixão que parte da visão de Antônio Conselheiro (1830-1897) sobre o martírio de Cristo, ressaltando o sofrimento de Maria, terá três arquibancadas de 12 andares com capacidade para até 6,5 mil pessoas.
Nos bairros, o público não será tão modesto: o espetáculo Paixão de Cristo: Uma História de Amor, no Róger, espera abrigar um público de 3 mil pessoas por noite. Organizada pelo Grupo de Teatro Santa Rita de Cássia, a encenação já se tornou uma das mais tradicionais dos bairros pessoenses, com 22 anos de história.
Segundo o diretor Magno França, a ideia surgiu de um grupo de jovens da Pastoral da Juventude e foi crescendo ao longo das mais de duas décadas. Hoje, o espetáculo tem 21 cenas e conta com 70 atores em cena.
Todos os projetos foram contemplados com o edital da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) que garantiu um aporte financeiro de R$ 50 mil para a conta dos grupos. Além dos seis que se apresentam a partir de hoje, outros quatro participaram do roteiro desde o início desta semana.
Entre eles, destaque para O Auto de Deus - 15 Anos de Fé, História e Emoção, texto de Everaldo Vasconcelos que teve direção de Geovanny Vitorino. O espetáculo que ocupou o bairro do Geisel no último fim de semana teve 60 atores recrutados na própria região e inovou ao narrar a Via Crúcis por meio de um fluxo de consciência do Messias. A técnica não obedecia ordem cronológica mas respeitava os principais episódios da narrativa bíblica.
CONSULTE A PROGRAMAÇÃO NOS BAIRROS DA CAPITAL:
Mandacaru
De hoje a domingo, às 20h
Paixão de Cristo Itinerante
Grotão
De amanhã a domingo, às 19h30
Jesus, uma História de Amor
Varadouro
Amanhã e domingo, às 19h30 e 20h30
Dom do Amor
Róger
Amanhã e sábado, às 19h
Paixão de Cristo: Uma História de Amor
Cruz das Armas
Amanhã e sábado, às 19h
Vida, Morte e Ressurreição
Ilha do Bispo
Amanhã, às 19h
Jesus: Carne, Espírito e Luz
Comentários