icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Bairros recebem adaptações da Paixão

Centro de onde convergem as várias montagens é o Ponto de Cem Réis, palco para a aguardada estreia da Paixão, Segundo Antônio Conselheiro.

Publicado em 17/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:24

De hoje até o domingo, os bairros de João Pessoa vão se transformar em teatros a céu aberto para receber as versões da Paixão de Cristo sob a ótica de diferentes autores, diretores e grupos teatrais da capital.

O centro de onde convergem as várias montagens é o Ponto de Cem Réis, palco para a aguardada estreia da Paixão, Segundo Antônio Conselheiro. O espetáculo da Cia. Paraibana de Comédia cumpre temporada até o domingo com duas sessões diárias, às 19h e às 21h.

Dirigida por Roberto Cartaxo com texto de Fernando Teixeira, a Paixão que parte da visão de Antônio Conselheiro (1830-1897) sobre o martírio de Cristo, ressaltando o sofrimento de Maria, terá três arquibancadas de 12 andares com capacidade para até 6,5 mil pessoas.

Nos bairros, o público não será tão modesto: o espetáculo Paixão de Cristo: Uma História de Amor, no Róger, espera abrigar um público de 3 mil pessoas por noite. Organizada pelo Grupo de Teatro Santa Rita de Cássia, a encenação já se tornou uma das mais tradicionais dos bairros pessoenses, com 22 anos de história.

Segundo o diretor Magno França, a ideia surgiu de um grupo de jovens da Pastoral da Juventude e foi crescendo ao longo das mais de duas décadas. Hoje, o espetáculo tem 21 cenas e conta com 70 atores em cena.

Todos os projetos foram contemplados com o edital da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) que garantiu um aporte financeiro de R$ 50 mil para a conta dos grupos. Além dos seis que se apresentam a partir de hoje, outros quatro participaram do roteiro desde o início desta semana.

Entre eles, destaque para O Auto de Deus - 15 Anos de Fé, História e Emoção, texto de Everaldo Vasconcelos que teve direção de Geovanny Vitorino. O espetáculo que ocupou o bairro do Geisel no último fim de semana teve 60 atores recrutados na própria região e inovou ao narrar a Via Crúcis por meio de um fluxo de consciência do Messias. A técnica não obedecia ordem cronológica mas respeitava os principais episódios da narrativa bíblica.

CONSULTE A PROGRAMAÇÃO NOS BAIRROS DA CAPITAL:

Mandacaru
De hoje a domingo, às 20h
Paixão de Cristo Itinerante
Grotão
De amanhã a domingo, às 19h30
Jesus, uma História de Amor
Varadouro
Amanhã e domingo, às 19h30 e 20h30
Dom do Amor
Róger
Amanhã e sábado, às 19h
Paixão de Cristo: Uma História de Amor
Cruz das Armas
Amanhã e sábado, às 19h
Vida, Morte e Ressurreição
Ilha do Bispo
Amanhã, às 19h
Jesus: Carne, Espírito e Luz

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp