CULTURA
Campina Grande sedia etapa estadual de festival
Realizado na Pirâmide Jackson do Pandeiro, no Parque do Povo, a partir das 20h, o festival terá a participação de quadrilhas de várias regiões do Estado da Paraíba.
Publicado em 24/06/2012 às 17:00
Campina Grande recebe nesta segunda e terça-feira, o XI Paraíba Junino, Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas da Paraíba. Realizado na Pirâmide Jackson do Pandeiro, no Parque do Povo, a partir das 20h, o festival terá a participação de quadrilhas de várias regiões do Estado da Paraíba.
Promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, em parceria com a Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba, o evento conta com 24 quadrilhas disputando a etapa final, com doze apresentações em cada dia.
O corpo de seis jurados avaliará os quesitos de marcador, figurino, coreografia, repertório musical, conjunto e casamento.
Segundo o presidente da Federação, Edson Pessoa, alguns itens são fundamentais para incrementar as apresentações. “Para não perder a identidade da quadrilha, é imprescindível que eles apresentem a figura do noivo e da noiva, a figura do padre e se possível um trio de forró “pé de serra”, afirma.
O presidente também comenta sobre a importância do evento para a preservação da cultura popular nordestina. “Elementos como a lapinha e o bode rei já desapareceram, mas graças à visibilidade que estes concursos proporcionam, as quadrilhas estão conseguindo sobreviver a esta modernidade”, ressalta.
As finalistas foram escolhidas através de concursos regionais das Entidades Juninas Afiliadas de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Zona da Mata, Brejo, Campina Grande, Curimataú e Patos. Em cada etapa, foram selecionadas três campeãs para concorrer na etapa estadual.
Além do troféu Paraíba Junino, as primeiras colocações receberão uma Câmera Digital Sony NEX 3K/S (1º lugar), um Mini system LG MDC606 (2º lugar) e uma Câmera Digital GE X500 (3º lugar). A grande campeã também irá representar o Estado na etapa regional realizada pela Globo Nordeste em Pernambuco, no dia 30 de junho.
Comentários