CULTURA
Campina reverencia a música regional com Troféu Gonzagão
Mais importante prêmio da música regional, Troféu Gonzagão festeja, este ano, Alceu, Rosil Cavalcanti e Os 3 do Nordeste.
Publicado em 07/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 17:35
Com o xote e o baião no salão, Campina Grande reverencia a música regional. A 7° edição do Trofeu Gonzagão acontece hoje, a partir das 20h, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), em Campina Grande.
Este ano, a premiação presta homenagem a três grandes representantes da cultura e da música nordestina: Rosil Cavalcanti (1915-1968), Alceu Valença e Os 3 do Nordeste.
“Recordar hoje é meu tema”, já dizia Rosil Cavalcanti na canção ‘Tropeiros da Borborema’. E já que é para recordar, por que não trazer à memória a trajetória do parceiro de Jackson do Pandeiro? O centenário de nascimento do pernambucano mais paraibano que já existiu é o mote para a celebração.
Além da trajetória de Rosil Cavalcanti, Alceu Valença também será lembrado. Com presença confirmada, o cantor irá compor o evento com apresentação de três músicas.
A autenticidade do grupo Os 3 do Nordeste, que há 45 anos leva o som nordestino para os palcos brasileiros, será evidenciada no evento que se destaca por reunir mais de 150 artistas nacionais em uma só noite.
De acordo com a coordenadora de cultura do Sesi, Diana Uchoa, não há um critério certo para a escolha dos principais homenageados. "Trazemos sempre personalidades que contribuíram para a elevação da cultura musical do nordeste".
Criado pelo casal Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, o Troféu Gonzagão tem o intuito de valorizar o artista que mantém viva a música e a cultura regional.
Além dos três principais nomes celebrados na noite de hoje, outros dez também serão homenageados pelas suas colaborações na cena musical nordestina.
Entre os artistas que irão se apresentar, estão Falamansa, Cezzinha, Biliu de Campina, Valdones, Amazan e Luan Estilizado.
O evento, que este ano espera receber mais de 1.500 convidados, é uma parceria entre o Centro de Ortodontia Integrado e o Fiep-PB, via o Projeto Sesi Cultura Tradição da Paraíba.
Comentários