CULTURA
Carnaval amazônico
Clube do Assinante sorteia ingressos para 'Rio 2', longa metragem que estreia nesta quinta-feira (27) em João Pessoa e Campina.
Publicado em 27/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 15:06
A arara Blu está de volta com toda a pompa de uma escola de samba do grupo especial: Rio 2 (EUA, 2014) estreia com 12 cópias entre João Pessoa e Campina Grande. Com exceção de uma sessão legendada no CinEspaço, todas são dubladas, divididas em 3D e a projeção convencional (2D).
O Clube do Assinante do Jornal da Paraíba irá sortear, a partir de amanhã, ingressos para a sessão 2D entre os assinantes do jornal. Para participar, basta ligar para (83) 2106-1863 (João Pessoa) ou (83) 2102-4540 (Campina Grande). Na semana que vem, os sorteios irão acontecer no site do Clube.
Novamente sob a direção carnavalesca de Carlos Saldanha, o novo longa-metragem deverá sambar novamente no sucesso de bilheteria do primeiro, lançado em 2011, onde levou 70 milhões de espectadores em todo o mundo e arrecadou quase US$ 500 milhões.
Nesta nova aventura é mostrado um dia perfeito para Blu: fazer panquecas na companhia de sua amada Jade e seus três filhos, e descansando no sofá enquanto assistem a um jogo de futebol como boa ave brasileira. Porém, quando o protagonista emplumado descobre que podem existir mais araras azuis no mundo, Blu, relutantemente, concorda em embarcar em uma viagem para a Amazônia, para ajudar a encontrá-las.
Quando a sua família se encanta com o santuário verde amazônico, Blu não esconde o desconforto de possivelmente abandonar o que ele chama de lar, na também verdejante ‘Cidade Maravilhosa’. Fora de casa, a arara terá que enfrentar seu sogro, enquanto procura escapar do plano de vingança orquestrado pela cacatua Nigel.
Falando em ‘orquestrar’, novamente a trilha sonora fica por conta do inglês John Powell, que também trabalhou no primeiro filme. Repetindo a dobradinha cheia de brasilidade, Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, dupla indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, assinam as composições. Dentre os novos ritmos, o filme traz o Uakti (grupo brasileiro de música instrumental) e Barbatuques (percussão corporal).
TEMPO DE COPA
Em ano de Copa do Mundo, Saldanha também aposta em abrir os horizontes para assuntos futebolísticos. Além das peladas entre o Blu e seus filhos, a animação também mostra, na reserva das araras, uma rivalidade esportiva com metade do reduto com as araras azuis e a outra, com as vermelhas.
Outras caras e bicos que já apareceram em Rio também retornam nessa nova produção, como o canário-da-terra Nico e o cardeal Pedro, que embarcam para a Amazônica em busca de aves mais exóticas para adornar com um gingado de selva o badalado Carnaval carioca; e o ornitólogo Tulio (dublado por Rodrigo Santoro), que continua seu trabalho de pesquisa e preservação das aves do Brasil.
Serão introduzidos outros personagens, a exemplo de Charlie, um grande tamanduá mudo que usa um chapéu-coco e cuja pelagem faz parecer que ele usa um colete, e Gabi, uma pequena, rosa e venenosa rã admiradora do vilão Nigel.
Comentários